Bobby McFerrin
A carreira do cantor Bobby McFerrin começou quando ele já tinha 32 anos de idade, em 1982 – ano em que lançou seu álbum de estreia auto-intitulado. Filho de cantores de ópera, na infância, treinava para ser pianista, mas em 1977 optou pelo canto.
Com forte influência de jazz e música erudita, ele é responsável pela gravação de vários clássicos dos gêneros. Entre 1985 e 1987, seus primeiros anos de estrada, conquistou 5 estatuetas do Grammy. Entretanto, ganhou maior reconhecimento mundial em 1988, quando lançou a canção “Don’t Worry, Be Happy”.
Naquele ano, a faixa alcançou o primeiro lugar na parada norte-americana, além de vencer o Grammy Awards nas categorias de “Canção do Ano” e “Gravação do Ano”. Posteriormente, a faixa foi utilizada na campanha presidencial de George W. Bush, mesmo sem autorização de McFerrin.
O artista também foi responsável pela faixa de trilha sonora de um longa da Pixar, em 1989, e em 1993, cantou “Henry Mancini's Pink Panter” – música tema do filme “O filho da Pantera Cor-de-Rosa”.
Uma de suas habilidades mais conhecidas é o uso da voz para criar diversos efeitos. Com isso, há álbuns em que o cantor é o único músico, nos quais ele mesmo canta e utiliza a voz para simular instrumentos. Suas performances são consideradas inesquecíveis por saber alternar entre o falsete e notas graves, soando como se fosse dois ou três cantores na mesma música.
Além disso, ele ganhou já ganhou quatro prêmios Grammy na categoria Melhor Performance Vocal Jazz Masculino, batendo o recorde que antes era de Harry Connick, Jr., vencedor por duas vezes.
SALA DE BATE PAPO