Bon Jovi
Jon Bon Jovi, ou John Francis Bongiovi Jr., nasceu em 1962, mas você deve tê-lo conhecido na década de 1980. Desde a adolescência o novaiorquino sonhava em ser um rockstar como Bruce Springsteen.
Como em muitas histórias, Bon Jovi começou tocando em clubes aos 16 anos. Conheceu o tecladista David Bryan no ensino médio e formaram um grupo de blues, o Atlantic City Expressway. Nessa época Jon também toca ocasionalmente com diversas banda que iam do blues ao rock.
Em 1980 teve a oportunidade de gravar uma música no estúdio de seu primo. Nessa ocasião nasceu a faixa “Runaway”. Algumas rádios tocaram a música e Bom Jovi chamou a atenção.
Querendo sucesso e uma carreira na música formou uma banda com o ex-colega David Bryan e também convidou Tico Torres, Richie Sambora. O grupo foi notado por um empresário e conseguiu um contrato com a PolyGram.
Disco de ouro logo no álbum de estreia, Bon Jovi abria os shows de grandes bandas como Scorpions, Kiss e Judas Priest. Assim, a banda começou a criar um grande grupo de fãs.
Foi no terceiro álbum, “Slippery When Wet”, que o ápice chegou. Levou disco de ouro e de platina e vendeu mais de 14 milhões de cópias, se aproximando de Thriller de Michael Jackson. A obra trouxe grandes sucessos como “Wanted Dead or Alive” e “Livin’ on a Prayer”.
Em 1989 a banda entrou em hiato. Bon Jovi usou o tempo para investir em sua carreira de ator e fez seu primeiro filme, “Young Guns II”. O artista também fez músicas para a obra, o que lhe rendeu um Globo de Ouro por melhor música.
Em 1994 a banda se reuniu novamente e lançou novos álbuns até 2020. O grupo tem 6 discos a atingir o topo da Billboard 200. Em 2017, 130 milhões de álbuns vendidos depois, Bon Jovi foi eleito para o Rock N Roll Hall of Fame.
Por Vinícius Novais
SALA DE BATE PAPO