Gabby Barrett
Gabby Barrett Foehner, conhecida pelo seu nome artístico Gabby Barett, nasceu no dia 5 de março do ano de 2000 em uma cidadezinha no Estado da Pensilvânia, chamada Munhall. Aos nove anos de idade Gabby já cantava e aos onze começou a fazer pequenos shows, e quando tinha quatorze anos, chegou a ganhar o Kean Quest Talent Search. Seguindo esse ritmo, não demorou muito para ela engatar na sua carreira de artista, como quando em 2018 participou da décima sexta temporada do renomado programa de talentos norte-americano, “American Idol”, no qual ela ficou em terceiro lugar.
E é claro que seu destaque no programa, mesmo que não tenha ganhado em primeiro lugar, a proporcionou diversas oportunidades, como ter colaborado com o compositor e produtor Allen Foster para escrever três músicas inéditas em seu EP, intitulado “Te Fireflies”, elas são: "Fireflies", "Your Name On It" e "Missin' Love". Se demonstrando inspiradíssima, logo no ano seguinte, em 2019, Gabby lançou seu primeiro single independente, intitulado “I Hope”.
A canção foi co-escrita por Jon Nite e Zachary Kale e co-produzida por Zachary Kale e Ross Copperman. Sua primeira vez a performando foi durante um episódio da décima sétima temporada do American Idol que aconteceu em maio daquele mesmo ano. Se tornando um hit, a artista atraiu a atenção das gravadoras mais renomadas do país, e então não demorou muito para assinar com uma delas, a Warner Music Nashville.
Em menos de um ano depois, no início de 2020, “I Hope” liderou o topo de diversos rankings relevantes, como “Billboard 's Country Streaming Songs”, “Country Airplay” e “Hot Country Songs”.
E não parou por ai! Em abril daquele mesmo ano, a cantora lançou uma nova versão da música em parceria com o cantor, compositor e produtor musical norte-americano Charlie Puth. O single chegou a atingir o terceiro lugar na parada Billboard Hot 100 em novembro de 2020, fazendo que com que Barrett se tornasse a primeira artista country feminina a conquistar o feito desde Taylor Swift. Além disso, no começo de 2021, ele ficou em primeiro lugar ao longo de 25 semanas consecutivas na Hot Country Songs.
O videoclipe de sua primeira obra de sucesso foi filmado em Nashville, Tennessee, tendo sua estreia em fevereiro de 2019, que chegou a render, nos três primeiros anos, uma marca de quase 200 milhões de visualizações.
O primeiro álbum da Gabby Barrett, intitulado “Goldmine”, foi lançado oficialmente em junho do ano de 20, que acabou rendendo aproximadamente 16 milhões de streams em uma única semana, quebrando o recorde de maior semana de streaming de um álbum country de estreia de artista feminina.
Não podemos deixar de falar sobre outra grande canção de sucesso de Gabby: “The Good Ones”, lançada em julho de 2019. Ela também faz parte do álbum de estreia da cantora, “Goldmine”, e foi co-escrita por Zach Kale, Emily Landis e Jim McCormick, e produzida por Kale em colaboração com Ross Copperman. Além de ter alcançado o topo da parada Billboard Hot Country Songs dos EUA - tornando-se o segundo single número um consecutivo de Barrett nessa parada- e ter sido certificada com platina nos Estados Unidos.
“The Good Ones” também se posicionou em primeiro lugar na parada Country Airplay, onde permaneceu na mesma colocação ao decorrer de três semanadas consecutivas, sendo considerada a maior permanência em primeiro lugar para uma artista feminina desde " The House That Built Me "de Miranda Lambert do ano de 2010. Um hit como esse não poderia ficar de fora da Billboard. Dito e feito, o single fez parte do top 20 da Billboard Hot 100 dos EUA, na 19ª posição.
Até mesmo o videoclipe da canção, lançado em agosto de 2019, que foi muito elogiado, também fez muito sucesso, sendo dirigido Brian Vaughan e Taylor Kelly. Segundo a própria artista, a intenção dessa produção era para mostrar que "a história de amor de todos será única".
Quanto aos números de indicações a categorias das premiações mais cobiçadas da indústria musical, pode-se considerar que Gabby Barrett teve um grande destaque. Entre os anos de 2020 e 2022, a cantora foi indicada a cerca de 29 estatuetas, e chegou a ganhar 9 delas: CMT Music Awards como Vídeo Revelação do Ano ("I Hope”); Academy of Country Music Awards como Nova Artista Feminina do Ano; Billboard Music Awards como Melhor Artista Country Feminina, Melhor colaboração e Melhor música country com a canção “I Hope ft. Charlie Puth”; iHeartRadio Music Awards como Melhor Nova Artista Country; CMT Music Awards como Vídeo Feminino do Ano (“The Good Ones”); American Music Awards como Álbum Country Favorito ( “Goldmine”) e Música Country Favorita (“The Good Ones”).
Em outubro de 2021, Barrett anunciou que uma edição de luxo de Goldmine seria lançada em 19 de novembro de 2021.
Por Heloisa Marques Barbosa
SALA DE BATE PAPO