Giusy Ferreri
Giuseppa Gaetana Ferreri nasceu na cidade italiana de Palermo, na Sicàlia, em abril de 1979 e ficou famosa ao participar da versão italiana do reality show X Factor. Antes disso, no entanto, ela já cantava e se apresentava, inclusive já tendo algumas gravações na bagagem.
Aos 14 anos, Giusy começou a tocar piano e logo depois passou a ter aulas de canto. Desde então, ela já começou a se apresentar no circuito local de shows com um repertório que incluàa rock, blues e country. Em 2002 ela gravou com o grupo de música eletrônica Allstate51 a faixa "˜Want to Be"™, lançada numa coletânea chamada Chillout Masterpiece. Três anos depois ela lança o single da música "˜Il Party"™ sob o nome artàstico de Gaetana.
Mas a carreira de Giuseppa iria ser alavancada por ocasião da primeira edição italiana do programa de TV X Factor, uma espécie de concurso de talentos para artistas iniciantes. Ela chegaria à s etapas finais da disputa, mas ficaria com o segundo lugar. No entanto, a música "˜Non Ti Scordar Mai di Me"™, interpretada por ela, faria grande sucesso. A faixa integraria um EP de mesmo nome com versões para canções pop italianas, lançado em julho de 2008 e que estreou no primeiro lugar na parada italiana.
Em novembro do mesmo ano ela lança seu primeiro disco completo, Gaetana, que traz quatro composições próprias – "˜Pensieri"™, "˜In assenza"™, "˜Piove"™ e faixa bônus "˜Il Party"™. O disco conta com o trabalho do produtor Tiziano Ferro, que também compôs seis das suas doze faixas e ainda canta com Giusy na faixa "˜L"™amore e basta"™. O álbum traz ainda duas canções de Linda Perry, produtora de artistas como Gwen Stefani, Pink e Christina Aguilera, entre outros ("˜La scala"™ e "˜Cuore assenente"™). Outra presença especial é a do cantor e pianista Sergio Cammariere, que participa da faixa "˜Il sapore di um altro no"™.
O primeiro single do disco é "˜Novembre"™, uma canção pop com uma batida eletrônica marcante, levada por um arranjo de cordas e com um refrão poderoso, que logo atingiu as primeiras posições da parada italiana. O sucesso da faixa ainda foi impulsionado quando a rede de TV americana Fox a utilizou na trilha da versão italiana do seriado Desperate Housewives.
SALA DE BATE PAPO