Kim Carnes
Nascida no ano de 1945, a cantora norte-americana Kim Cernes, dona de grandes hits dos anos 70 e 80. Antes mesmo ganhar notoriedade no mundo música, a cantora já realizava trabalhos com grandes artistas da época. Diversos cantores da época gravaram músicas que foram compostas por Kim, como Kenny Rogers e David Cassidy.
Em 1966, a artista ingressou no primeiro grupo musical da carreira artística, o New Christy Minstrels. O grupo do gênero Folk serviu como trampolim grandes nomes da música, assim como o nome de Kim Carnes vieram Larry Ramos, Barry McGuire, Kenny Rogers e Gene Clark. A banda gravou ao todo mais de 20 álbuns e emplacou vários sucessos como “Green, Green ", "Saturday Night", " Today "e " Denver". Vale mencionar que o disco de estreia do grupo logo recebeu um Grammy e esteve nas paradas da Billboard por dois anos consecutivos.
Kim Carnes não ficou por muito tempo na banda e logo conheceu quem viria a ser seu parceiro por toda a vida David Ellingson. Os dois assinaram um acordo com a gravadora da cidade de Los Angeles, Amos Records.
Pulando para o começo dos anos 70, mais precisamente em 1971, veio o álbum de estreia da artista, intitulado “Rest on Me”. O disco foi separado em duas partes, “Lada A” e “Lado B”, contendo ao todo 17 faixas. O disco também teve duas versões posteriormente ao lançamento, sendo a principal de 2012, em uma versão totalmente remasterizada.
Para engatilhar o sucesso da voz rouca e inconfundível de Kim Carnes, o segundo álbum da cantora veio em 1975, e nele embarcou uma das grandes canções da carreira da cantora, “You’re a Part of Me”. A música chegou de forma bombástica na lista da Billboard Adult Contemporary, alcançando a posição 34. Dois anos mais tarde, a canção de sucesso ficou ainda melhor com a participação de Gene Cotton, e assim recolocou a canção na lista da Billboard. O segundo disco conta com 16 faixas e também foi dividido em duas partes.
Com títulos nas principais paradas de sucesso dos Estados Unidos e Reino Unido, Kim Carnes não parou por aí, e então participou da lendária canção de Kenny Rogers, “Don't Fall in Love With a Dreamer”.
O verdadeiro “boom” para Kim ainda estava por vir. Inspirado na canção e na atriz norte-americana Bette Davis, a canção “Bette Davis Eyes” foi o maior sucesso da carreira da cantora. Em 1981, a canção dominou as paradas de sucessos daquele ano e nenhum outro trabalho superou os números de “Bette Davis Eyes’.
A música foi originalmente escrita por Donna Weiss e Jackie DeShannon, mas a versão de Kim levou ao publico a melhor performance. A faixa passou 9 semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard Hot 100, e foi vendido mais de 8 milhões de cópias do álbum Mistaken Identity, onde se incluía a canção. Além disso, a canção foi recebeu o grato presente de "Canção de Ano" junto a celebração do Grammy.
Outro fato curioso da carreira de Kim Carnes, foi que ela esteve no grupo seleto do projeto de Michael Jackson em “We are The World”, no ano de 1985. A artista dividiu uma parte da canção com a emblemática e irreverente Cyndi Lauper.
Uma menção honrosa vale para a biografia de artista. Kim Carnes fez poucos trabalhos para si mesma, mas no pouco que apareceu, ela registrou marca. Para entrar na lista de grandes duetos, além de Kenny Rogers, a cantora realizou um trabalho brilhante com Barbara Streisand na faixa “Make No Mistake, He's Mine”.
Por João Pedro Lobo
SALA DE BATE PAPO