Malika Ayane
Malika Ayane nasceu em Milão, na Itália, em 31 de janeiro de 1984 e é filha de mãe italiana e pai marroquino. Apesar do sucesso surgir apenas em 2008 com seu primeiro álbum, seu contato com a música veio anos antes, em 1995, quando a artista começou a estudar violoncelo no Conservatório Giuseppe Verdi.
Durante os seus seis anos de aula, ela também fez parte do coro do famoso Teatro Scala, cantando como solista.
Em 2007, Ayane conheceu o grande produtor musical Caterina Caselli, que a ajudou no projeto de seu álbum de estréia. O disco homônimo Malika Ayane foi lançado em 2008, com a produção de Caselli, pelo selo Sugar Music.
Com 12 faixas em italiano e inglês, este trabalho recebeu ótimas criticas da màdia especializada logo com o primeiro single, a canção "˜Sospesa"™, que conta também com a participação do cantor Pacifico. Porém, o sucesso veio mesmo com o single seguinte, "˜Feeling Better"™, que permaneceu em 2º lugar no ranking italiano.
Em fevereiro de 2009, no Festival de Sanremo, importante premiação da música italiana, ela concorreu na categoria "Nuove Proposte" com uma outra canção, 'Come Foglie', escrita por Giuliano Sangiorgi, vocalista da banda Negramaro.
Para comemorar a indicação, a gravadora de Ayane decidiu lançar uma edição atualizada de seu primeiro álbum, acrescentando essa e outras 5 canções. A nova edição agradou o público e alcançou o TOP 10 italiano logo após chegar à s lojas.
Em 2010, ela era um concorrente no Festival, onde ganhou o "Mia Martini" prêmio da cràtica por sua canção "Ricomincio da qui".
Jovem e talentosa, Malika Ayane não consegue fugir das comparações com outras grandes artistas. Seu estilo e sua voz já foram considerados parecidos aos de Giusy Ferreri e Amy Winehouse, mas há quem diga que seu jeito é bem mais delicado e sentimental do que as outras cantoras.
SALA DE BATE PAPO