Olivia Newton-John
Olivia Newton-John é uma artista plural e completa. Vinda de uma família acadêmica, filha de professores e neta de Max Born, físico ganhador do Nobel, Olivia se mudou logo na infância. A família saiu de Cambridge, Inglaterra, para Melbourne, na Austrália.
Morando nas terras de Down Under, Olivia deu seus primeiros passos na arte participando do programa “Sing, Sing, Sing”. Ainda jovem, a cantora ganhou o concurso de talentos. Seguindo na música, aos 15 anos montou uma banda só de mulheres, a “Sol 4”.
1966 chega e aos 18 anos Olivia Newton-John grava seu primeiro single. Com a Decca Records a jovem gravou um cover de Jackie DeShannon. Em 1971 cantou Bob Dylan para um segundo single.
Seu primeiro disco nos Estados Unido, “Let Me Be There”, saiu em 1973 e fez um enorme sucesso de público e críticas. Olivia já havia lançado dois outros discos, “Olivia” e “If Not for You”, mas eles não chegaram a terras americanas. Sua estréia na terra de tio Sam lhe rendeu um Grammy de Melhor Vocalista de Country.
Em toda sua carreira Newton-John vendeu mais de 100 milhões de discos e ganhou 4 Grammys. Além de outros prêmios relacionados ao country, American MUsic, Pepoples Choice Awards. Falando sobre o sucesso de público, Olivia teve 10 músicas que atingiram o primeiro lugar. Desses sucessos nenhum superou a faixa “Physical”. A música liderou durante 10 semanas e, em 2015, foi eleita pela Billboard a oitava música da lista de 100 maiores músicas de todos os tempos. A mesma publicação elegeu Olivia 20ª dos 100 melhores artistas de todos os tempos e a 7ª na lista de melhores artistas femininas de todos os tempos.
Não de discos de sucesso que se fez a carreira de Olivia Newton-John. Seu lado de atriz é tão forte quanto o de cantora. Em 1978 estrelou o musical “Grease” - que se tornou o filme musical de maior sucesso da história - ao lado de John Travolta. Com seu grande papel de Sandy, Olivia ganhou o Globo de Ouro de Melhor performance por uma triz em um filme de comédia musical.
Olivia chegou a performar no Vaticano a convite do Papa João Paulo II. Como empreendedora abriu uma loja foca em cultura Australiana.
Olivia Newton-John faleceu em 8 de agosto de 2022, a cantora sofria de cancer de mama
Por Vinícius Novais
SALA DE BATE PAPO