Philip Bailey
Philip Bailey nasceu no dia 8 de maio de 1951, no Colorado, Estados Unidos. O cantor é conhecido por ser uma das vozes mais marcantes dos gêneros R&B, soul, funk e gospel.
Artistas do jazz, como John Coltrane e Max Roach, foram suas grandes influências na música. Em 1972, Bailey foi convidado para fazer parte do Earth, Wind & Fire – um dos grupos mais famosos do mundo, fundado por Maurice White. Pela banda, o também compositor foi responsável pelos sucessos “Devotion”, “Head to the Sky”, “Reasons”, “Fantasy”, “I'll Write A Song For You”, “Imagination”, “I've Had Enough” e “Guiding Lights”.
Algum tempo depois, com a aposentadoria de Maurice White – vocalista oficial da equipe – Philip assumiu a liderança do Earth, Wind & Fire. A banda seguiu também com Verdine White, Ralph Johnson e B. David Whitworth.
Paralelamente aos trabalhos com o grupo, o cantor lançou projetos individuais. Nos anos 1980, o artista se tornou um importante nome da música gospel. Ele gravou louvores e fez parte de shows religiosos com outros parceiros. Em 1984, divulgou seu primeiro álbum do gênero, intitulado The Wonders of His Love.
O single “Easy Lover”, feito em parceria com Phil Collins, foi um dos maiores destaques do Earth, Wind & Fire, e também foi faixa de outro álbum solo de Bailey – Chinese Wall, de 1985. A faixa atingiu a segunda posição da Billboard Hot 100 e assumiu o topo da parada britânica.
O segundo álbum gospel do americano, nomeado Triumph, foi liberado em 1986. Com o material, o artista foi vencedor de um Grammy pela categoria de Melhor Performance Gospel Masculina. No ano de 1989, o terceiro disco, chamado Family Affair, foi lançado. “This Is How the Work Gets Done” e “Let's Talk About Jesus” estão no álbum.
Dez anos depois, em 1999, estreou o álbum Dreams, com canções de jazz. Animado com o projeto, lançou, em 2002, o segundo material do estilo e o último da carreira, intitulado Soul on Jazz.
Uma das maiores alegrias para Bailey, contudo, foi o trabalho com Stevie Wonder – quem sempre admirou. Juntos, gravaram o single “Part-Time Lover”.
Philip Bailey é casado com Krystal Bailey, é pai de cinco filhos e segue como membro do Earth, Wind & Fire, interpretando suas antigas faixas.
SALA DE BATE PAPO