Police
Sting, Stewart Copeland e Andy Sumers formaram em 1977 aquele que veio a definir o conceito de power trio entre as bandas: o Police. Os três músicos tentaram formar uma banda punk, mas eram bons demais para isso e criaram um estilo próprio que mescla o rock, o reggae e o pop.
Antes de formarem o grupo Sting (Gordon Sumner) era professor e Stewart já se enveredava pela música. O grupo começou tocando em pubs londrinos e fazia dinheiro na noite. Antes de Summers, o grupo tinha Padovani como o mestre das baquetas, mas por conta de desentendimentos os músicos foram trocados.
A banda assinou um contrato com a A&M e lançou “Roxanne”, seu primeiro single em 1978, no mesmo ano o primeiro álbum “Outlandos d’Amour” fez uma caminhada lenta até o top 10 do reino unido. O segundo disco, “Reggatta de Blanc”, com “Mensage in a Bottle” já fez um caminho mais veloz, mostrando que o topo das paradas era o habitat natural do grupo.
Em 1981 o Police recebeu o prêmio de melhor grupo britânico no primeir Brit Awards. No mesmo ano 3 Grammys vieram, Sting e Copperland fizeram alguns trabalhos solo e o Police só voltou a ficar junto em 1983.
Mesmo com o intervalo, tensões que cresciam entre os membros pareciam cada vez maiores. No trio niguém se dava bem mais como no início e em 1984 a banda chegou ao seu fim.
Houvream algumas reuniões, seja para shows e grandes espetáculos quanto para animar os convidados do casamento de Sting. Em 2007 a banda retornou para fazer uma turnê de comemoração dos 30 anos de lançamento de seu primeiro single. O tour se encerrou em 7 de agosto no Madson Square Garden e segundo o baterista o trio nunca mais subirá aos palcos novamente.
Por Vinícius Novais
SALA DE BATE PAPO