A epilepsia é uma doença mais comum do que se imagina
Segundo a OMS, 80 por cento dos casos registrados estão em países de baixa a média renda.
Publicada em
Aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de epilepsia – tipo de transtorno mental crônico que afeta homens e mulheres de todas as idades. A informação, divulgada pela Organização Mundial da Saúde, coloca a doença como uma das mais comuns do planeta.
A entidade alertou que 80 por cento dos casos registrados estão em países de baixa a média renda. Os dados ainda revelam que três quartos das pessoas com a doença que vivem nessas localidades não recebem tratamento adequado.
Quando tratados corretamente, 70 por cento dos casos respondem aos remédios e os pacientes podem viver suas vidas normalmente. No entanto, o que mais dificulta o tratamento da epilepsia nos locais mais pobres é o estigma e a descriminação da doença.
A epilepsia é caracterizada por convulsões recorrentes – breves momentos de movimento involuntário que podem envolver uma parte do corpo ou todo o corpo, algumas vezes acompanhados de perda de consciência.
A doença não é contagiosa. Seu tipo mais comum, denominado epilepsia idiopática, não tem causa definida. Já o tipo de epilepsia com causa definida é denominado epilepsia secundária. As principais causas, nesses casos, são traumas cerebrais de nascença, causados por outras doenças ou mesmo por acidentes.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO