Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Air France-KLM prepara terreno para batalha pela TAP, após acordo com SAS

Placeholder - loading - Aviões no Aeroporto de Paris Charles de Gaulle, localizado em Roissy-en-France, na França  25/5/2020 REUTERS/Charles Platiau/Arquivo
Aviões no Aeroporto de Paris Charles de Gaulle, localizado em Roissy-en-France, na França 25/5/2020 REUTERS/Charles Platiau/Arquivo

Publicada em  

Por Joanna Plucinska e Sergio Goncalves

LONDRES/LISBOA (Reuters) - A decisão da Air France-KLM de adquirir uma participação na companhia aérea escandinava SAS oferece uma amostra de sua abordagem potencial para a próxima grande batalha de aquisição de companhias aéreas na Europa: a luta para ressuscitar a portuguesa TAP.

O governo de Portugal disse na quinta-feira passada que planeja vender pelo menos 51% da participação na estatal TAP, depois que o gabinete aprovou a estrutura legal para o processo de privatização da companhia aérea.

As companhias aéreas nacionais da Europa têm enfrentado dificuldades para competir com as companhias aéreas de baixo custo, como a Ryanair e a Wizz Air, então grupos maiores, como a Lufthansa, a Air France-KLM e a IAG, entraram em cena para renová-las e salvá-las.

O acordo de terça-feira com a SAS, que viu a empresa de investimentos norte-americana Castlelake e a Air France-KLM entrarem como novos acionistas majoritários ao lado do Estado dinamarquês, foi outra mudança há muito esperada para uma das empresas mais antigas da Europa.

A Air France-KLM está assumindo apenas uma participação de 19,9% na SAS e pode ter influência limitada na reformulação da companhia aérea, que tem enfrentado dificuldades com a fragmentação em seus hubs dinamarquês e sueco.

Ainda assim, essa abordagem de manter certa distância pode ser atraente para a TAP. A Air France-KLM tende a permitir que as companhias aéreas nas quais investe mantenham suas operações e marcas.

A alemã Lufthansa e a anglo-espanhola IAG, outros prováveis concorrentes na batalha pela TAP, são conhecidas por fazer reestruturações mais profundas nas companhias aéreas que adquirem, simplificando as práticas comerciais e a marca.

'Dependerá das promessas que a Air France-KLM fizer para manter a marca viva, separada e manter as operações e conexões em Portugal', disse James Halstead, analista de aviação.

Os analistas afirmam que o acordo com a SAS é um sucesso para a Air France-KLM, uma vez que a empresa retirou uma companhia aérea da esfera de influência da Lufthansa no norte da Europa e do grupo de companhias aéreas Star Alliance.

Agora, a empresa está tentando repetir o sucesso, tirando outro membro da Star Alliance da Lufthansa com a TAP, mas enfrentando um preço mais alto e uma concorrência acirrada.

A Air France-KLM reiterou seu forte interesse pela TAP na quinta-feira, acrescentando que a compra de uma participação na SAS não afetou sua capacidade de participar da privatização da companhia portuguesa.

O governo de Portugal está empenhado em encontrar um parceiro que lhe permita salvar sua companhia aérea, que está em dificuldades, sem perder sua marca, seus centros de conexões locais e sua identidade nacional portuguesa.

Segundo analistas e investidores, uma abordagem mais discreta poderia ser o bilhete de ouro para explorar as lucrativas conexões sul-americanas da TAP.

'Tudo ainda está em um estágio muito, muito inicial', disse à Reuters uma fonte com conhecimento do assunto.

'O trabalho efetivo para entender quais companhias aéreas estão realmente interessadas, o real apetite do mercado e as estratégias dos diferentes participantes ainda não começou.'

(Reportagem adicional de Jacob Gronholt-Pedersen e Tim Hepher)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. air france klm prepara …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.