Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Amapá deve ter suprimento de energia normalizado até dia 26, diz ministro

Placeholder - loading - Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, estabeleceu gabinete de crise e viaja ao Amapá nesta quarta-feira  10/10/2019 REUTERS/Ian Cheibub
Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, estabeleceu gabinete de crise e viaja ao Amapá nesta quarta-feira 10/10/2019 REUTERS/Ian Cheibub
Ver comentários

Publicada em  

(Reuters) - O fornecimento de eletricidade no Amapá, que tem sido impactado por um blecaute parcial desde 3 de novembro, deve ser totalmente normalizado até o dia 26 deste mês, projetou nesta quinta-feira o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

A afirmação do ministro, durante coletiva de imprensa em Macapá, veio horas após uma decisão judicial que determinou o afastamento temporário da cúpula da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) enquanto durarem investigações sobre o apagão. [nL1N2I52DL]

Questionado sobre a medida da Justiça, Albuquerque não quis comentar em detalhes e disse que ainda não teve acesso à integra da ação judicial. Segundo ele, a consultoria jurídica da pasta e a Advocacia-Geral da União (AGU) deverão defender o governo no caso.

'O que tenho dito em nome do governo federal é que essa situação é inaceitável e inadmissível', afirmou Albuquerque, sobre a longa duração dos problemas de fornecimento.

No momento, o Amapá opera com cerca de 80% da carga de energia, após a realização de reparos em um transformador atingido por um incêndio em uma subestação. Devido à oferta restrita, o fornecimento tem ocorrido em esquema de rodízio, de acordo com o governo estadual.

O fogo, registrado na noite de 3 de novembro, danificou todos os transformadores na subestação Macapá, que ainda tinha um equipamento em manutenção desde o final do ano passado. O Estado chegou a ficar com apenas 10% do suprimento de energia.

Após um primeiro transformador ter sido reparado e colocado novamente em funcionamento, um outro está sendo levado para o local a partir de uma outra subestação.

'Acreditamos que no dia 26 de novembro um outro transformador que foi transferido de Laranjal do Jari para a subestação Macapá entra em operação. Com isso, teremos disponibilidade de energia superior ao que tínhamos em 3 de novembro para o Amapá. Teremos uma reserva de energia grande', afirmou o ministro.

Ele disse ainda que já a partir do próximo sábado a oferta de energia deverá ser ampliada em alguma medida, com a entrada em operação de geradores termelétricos.

'Acredito que no sábado agora isso progressivamente vai ser aumentado, e até dia 26 a população do Amapá terá energia de volta à normalidade e com bastante segurança energética', acrescentou.

As autoridades têm afirmado que dificuldades logísticas dificultam a normalização da situação no Amapá -- o transformador que ajudará a retomar a energia pesa mais de 100 toneladas e precisou ser transportado por uma longa jornada de balsa.

O ministro Albuquerque qualificou os esforços para retomada da energia no Estado da região Norte como 'uma operação logística de guerra', e disse que a entrega do transformador em prazo de 8 ou 9 dias poderá ser considerada 'uma vitória muito grande' para a população do Amapá.

(Por Luciano Costa, em São Paulo; Edição de Pedro Fonseca)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

23 H
  1. Home
  2. noticias
  3. amapa deve ter suprimento de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.