Aniversário Lana Del Rey: relembre a carreira da artista
O ano de 2022 também marca uma década do lançamento de “Born To Die”
Publicada em
Hoje, 21 de junho, Elizabeth Woolridge Grant, mais conhecida mundialmente como Lana Del Rey, completa 37 anos. Nova Iorquina nativa, a artista sempre soube de seu gosto pela música, sendo conhecida por suas melodias alternativas e suaves, estética vintage e letras melancólicas.
Em homenagem à cantora, confira sua trajetória na indústria da música:
Mas antes, é importante dizer que o ano de 2022 marca o aniversário do primeiro álbum de Del Rey a receber notoriedade. “Born To Die”, lançado há uma década, estreou na segunda posição da Billboard 200 e leva o nome de seus single de mais destaque, que conta com mais de 531 milhões de visualizações. Ouça abaixo:
Além da faixa acima, outras da coletânea se destacam, como “Summertime Sadness”, “Blue Jeans” e “Video Games” - responsável por seu sucesso internacional. Confira:
Summertime Sadness
Blue Jeans
Video Games
Mesmo 10 anos depois, a notoriedade de “Born To Die” prevalece, sendo um dos álbuns mais conhecidos e amados de Lana Del Rey. O sucesso foi tamanho, que a carreira da artista foi definitivamente alavancada e em 2013 ela produziu “Young and Beautiful”, lead single da trilha sonora de “O Grande Gatsby”, longa estrelado por Leonardo DiCaprio.
A faixa foi nomeada para o Grammy de 2014 na categoria Melhor canção Escrita Para Mídia Visual.
Ouça:
No mesmo ano, Del Rey lançou mais um single produzido especialmente para um filme. Desta vez, a cantora anunciou que seria a voz da música tema do live-action Malévola, “Once Upon a Dream”.
Logo em seguida, o álbum “Ultraviolence” foi apresentado ao público. Confira a tracklist:
- Cruel World
- Ultraviolence
- Shades of Cool
- Brooklyn Baby
- West Coast
- Sad Girl
- Pretty When You Cry
- Money Power Glory
- Fucked My Way Up To The Top
- Old Money
- The Other Woman
- Black Beauty
- Guns and Roses
- Florida Kilos
A coletânea estreou como número 1 em doze países, incluindo Reino Unido e Estados Unidos, onde esteve no topo da Billboard. "Ultraviolence" vendeu cerca de 200,000 cópias na primeira semana, tendo a melhor performance de um álbum - por uma artista - na primeira semana desde Beyoncé (2013), de Beyoncé Knowles.
Ainda em 2014, Lana Del Rey voltou à ativa no universo das trilhas sonoras; desta vez com "Big Eyes" e "I Can Fly" - ambas para o longa de Tim Burton, “Big Eyes”. Aperte o play abaixo e aproveite:
Big Eyes
I Can Fly
Com ritmo de criação inigualável, em 2015 foi divulgado seu mais novo álbum de estúdio, “Honeymoon”. Confira a tracklist:
- Honeymoon
- Music to Watch Boys To
- Terrence Loves You
- God Knows I Tried
- High by the Beach
- Freak
- Art Deco
- Burnt Norton (interlude)
- Religion
- Salvatore
- The Blackest Day
- 24
- Swan Song
- Don’t Let Me Be Misunderstood
Então, colaborações com o canadense The Weeknd começaram a encantar os fãs de ambos os cantores. A voz de Del Rey apareceu na canção “Party Monster”, do álbum “Starboy” (2016), enquanto o artista participou da icônica “Lust For Life”, lançado no álbum homônimo de 2017 da nova-iorquina.
Ouça a colaboração dos dois astros:
A faixa seguinte, “Love” foi lead single de “Lust for Life” e também um hit da carreira de Del Rey:
Em 2019, um dos álbuns mais notórios da compositora foi apresentado ao público. Com 14 faixas e vários hits, “Norman F* Rockwell!” teve uma canção queridinha pelos ouvintes da Antena 1, “Doin’ Time”. Confira o Letra e Tradução:
Mas não é só de lindas melodias que a carreira de Lana Del Rey é feita. Em 2020 a artista lançou “Violet Bent Backwards Over the Grass”, seu primeiro livro de poesias.
Para compensar o ano sem lançamentos de álbuns, a cantora presenteou os fãs com duas novas coletâneas - e as últimas que temos dela até hoje: “Chemtrails Over the Country Club” e “Blue Banisters”.
Ouça as duas coletâneas completas:
Chemtrails Over the Country Club
Blue Banisters
SALA DE BATE PAPO