Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Arábia trabalha para remover Sudão de lista dos EUA de países que patrocinam terrorismo

Arábia trabalha para remover Sudão de lista dos EUA de países que patrocinam terrorismo

Reuters

06/10/2019

Placeholder - loading - Rei da Arábia Saudita Salman bin Abdulaziz 01/06/2019 REUTERS/Waleed Ali
Rei da Arábia Saudita Salman bin Abdulaziz 01/06/2019 REUTERS/Waleed Ali

DUBAI (Reuters) - A Arábia Saudita está trabalhando para remover o Sudão da lista dos Estados Unidos de países que patrocinam terrorismo, afirmou neste domingo o Ministério das Relações Exteriores saudita em publicação no Twitter.

A publicação seguiu um encontro em Riad entre o rei Salman e o chefe do conselho soberano de transição do Sudão, Abdel Fattah al-Burhan, e o primeiro-ministro Abdalla Hamdok.

A descrição como um país patrocinador de terrorismo é datada de 1993, por acusações de que o governo islâmico do ex-presidente Omar al-Bashir estava apoiando terrorismo. Um governo de transição foi empossado em agosto após meses de protestos que levaram à derrubada militar de Bashir.

A inclusão na lista torna o Sudão inelegível para o desesperadamente necessário alívio de dívidas e para financiamento de empréstimos de grupos como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. A remoção irá potencialmente abrir a porta para investimentos estrangeiros.

Uma autoridade sênior norte-americana afirmou em agosto que o país irá testar o compromisso do novo governo de transição do Sudão com direitos humanos, liberdade de expressão e acesso humanitário antes de permitir a retirada do país da lista.

Hamdok afirmou no mês passado que havia participado de conversas proveitosas com autoridades norte-americanas sobre o assunto e expressou esperança de que um acordo poderia ser alcançado 'muito em breve'.

(Reportagem de Nafisa Eltahir)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.