Ataque de drone ucraniano na região de Moscou deixa 2 feridos e afeta quase 50 voos
Publicada em
Atualizada em
MOSCOU (Reuters) - Pelo menos duas pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira quando partes de um drone ucraniano destruído pelas defesas aéreas russas caíram sobre uma casa na região de Moscou, disse o governador regional.
Quase 50 voos dentro e fora da capital foram interrompidos depois que a Rússia disse ter bloqueado um drone ucraniano no distrito de Ruzsky, a oeste da cidade, e destruiu outro no distrito de Istrinsky.
As chegadas e partidas dos quatro principais aeroportos de Moscou -- Vnukovo, Domodedovo, Sheremetyevo e Zhukovsky -- ficaram restritas, afetando 45 aviões de passageiros e dois de carga, disse a autoridade de aviação russa Rosaviatsia.
As autoridades do país têm alertado repetidamente que os drones militares sobrevoando Moscou -- que, juntamente com a região metropolitana, tem uma população de quase 22 milhões de pessoas -- podem causar um grande desastre.
Separadamente, o Ministério da Defesa da Rússia disse que interceptou um drone na região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, enquanto o governador da região de Kaluga, ao sul de Moscou, disse que um drone também foi abatido. Nenhum dano foi relatado nestes ataques.
Não está claro qual impacto os ataques de drones terão nas percepções da guerra entre a população russa. As pesquisas indicam que o apoio à operação militar russa na Ucrânia continua alto, em torno de 75%, embora haja dúvidas sobre a precisão das pesquisas na Rússia.
A Ucrânia normalmente não comenta quem está por trás dos ataques em território russo, embora as autoridades tenham expressado publicamente satisfação com eles.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO