Ataques israelenses atingem fronteira no norte do Líbano com a Síria, diz ministro
Publicada em
BEIRUTE (Reuters) - Ataques israelenses nesta terça-feira à noite visaram pela primeira vez a área de fronteira no norte do Líbano com a Síria, informou o ministro dos Transportes libanês, Ali Hamieh, à Reuters.
Os ataques ocorreram momentos após o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciar que um cessar-fogo entraria em vigor às 4h, no horário local, de quarta-feira, para interromper as hostilidades entre o grupo armado libanês Hezbollah e Israel.
Hamieh disse que não estava imediatamente claro se as estradas haviam sido destruídas como resultado dos ataques. Incursões israelenses nos postos orientais do Líbano nas últimas semanas já haviam selado essas rotas para a Síria.
A imprensa estatal síria Sana havia informado que ataques israelenses atingiram os postos de cruzamento de fronteira no norte entre Síria e Líbano, mas não estava claro de que lado da fronteira haviam atingido.
A TV estatal síria relatou que dez pessoas ficaram feridas, incluindo três em estado crítico, em um ataque israelense na área de cruzamento de fronteira de Arida. Os feridos foram transportados para hospitais próximos. Também foram relatadas baixas em um ataque israelense na fronteira de Dabousieh com o Líbano.
O exército israelense não comentou de forma imediata, mas já declarou anteriormente que visa locais que diz estarem ligados ao Irã na Síria, como parte de uma campanha mais ampla para conter a influência iraniana e do aliado Hezbollah na região.
(Reportagem de Maya Gebeily, Adam Makary e Jaidaa Taha)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO