Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Banco Mundial diz que os 26 países mais pobres estão em pior situação financeira desde 2006

Placeholder - loading - Mulheres afegâs em Herat, Afeganistão 10/10/2023. REUTERS/Ali Khara/File Photo
Mulheres afegâs em Herat, Afeganistão 10/10/2023. REUTERS/Ali Khara/File Photo
Ver comentários

Publicada em  

Por David Lawder

WASHINGTON (Reuters) - Os 26 países mais pobres do mundo, que abrigam 40% das pessoas mais atingidas pela pobreza, estão no maior nível de endividamento desde 2006 e cada vez mais vulneráveis a desastres naturais e outros choques, segundo um novo relatório do Banco Mundial divulgado no domingo.

O relatório conclui que essas economias estão mais pobres hoje, em média, do que estavam às vésperas da pandemia da Covid-19, mesmo que o resto do mundo tenha se recuperado amplamente do vírus e retomado sua trajetória de crescimento.

Divulgado uma semana antes do início das reuniões anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington, o relatório confirma um grande retrocesso nos esforços para erradicar a pobreza extrema e ressalta os esforços do Banco Mundial este ano para arrecadar 100 bilhões de dólares para reabastecer seu fundo de financiamento para os países mais pobres do mundo, a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA, na sigla em inglês).

As 26 economias estudadas, que têm renda per capita anual abaixo de 1.145 dólares, dependem cada vez mais das doações da IDA e de empréstimos com taxas de juros próximas a zero, já que o financiamento do mercado está praticamente esgotado, informou o Banco Mundial.

O índice médio da dívida em relação ao PIB, de 72%, é o mais alto em 18 anos, e metade do grupo está em dificuldades com a dívida ou em alto risco de isso acontecer.

A maioria dos países do estudo está na África Subsaariana, da Etiópia ao Chade e ao Congo, mas a lista também inclui o Afeganistão e o Iêmen.

Dois terços dos 26 países mais pobres estão em conflitos armados ou têm dificuldade em manter a ordem devido à fragilidade institucional e social, o que inibe o investimento estrangeiro, e quase todos exportam commodities, expondo-os a ciclos frequentes de alta e baixa, segundo o relatório.

'Em um momento em que grande parte do mundo simplesmente se afastou dos países mais pobres, a IDA tem sido sua tábua de salvação', disse o economista-chefe do Banco Mundial, Indermit Gill, em um comunicado. 'Nos últimos cinco anos, ela despejou a maior parte de seus recursos financeiros nas 26 economias de baixa renda, mantendo-as à tona durante os reveses históricos que sofreram.'

A IDA normalmente é reabastecida a cada três anos com contribuições dos países acionistas do Banco Mundial. Ela arrecadou um recorde de 93 bilhões de dólares em 2021 e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, pretende superar esse valor com mais de 100 bilhões de dólares em promessas até 6 de dezembro.

Os desastres naturais também causaram um impacto maior nesses países na última década. Entre 2011 e 2023, os desastres naturais foram associados a perdas anuais médias de 2% do PIB, cinco vezes a média entre os países de renda média-baixa, apontando para a necessidade de investimentos muito maiores, disse o Banco Mundial.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia PROMOÇÃO "OUÇA E CONCORRA" 2ª EDIÇÃO

PROMOÇÃO "OUÇA E CONCORRA" 2ª EDIÇÃO

A Rádio Antena 1 está trazendo de volta sua promoção mais bem-sucedida, que já se consolidou como um marco na história da rádio. A segunda edição da promoção "Ouça e Concorra" vai até o final de 2025 e oferece a chance de ganhar uma Alexa Echo Pop todos os dias. Confira como participar e não perca essa oportunidade!

Como Participar da Promoção "Ouça e Concorra"

Participar da promoção "Ouça e Concorra" é simples e rápido. A promoção será válida de 17 de março a 19 de dezembro de 2025, e qualquer pessoa com mais de 18 anos pode participar, de todo o Brasil, desde que esteja domiciliada exclusivamente no Território Nacional. O processo para participar inclui a criação de um login e senha, permitindo que você acesse o www.oucaeconcorra.com.br e dê play facilmente, sem precisar preencher novamente seus dados pessoais.

Quanto mais dias você acessar o www.oucaeconcorra.com.br mais chances você tem de ganhar. Lembrando que cada ouvinte poderá ganhar uma única vez durante a promoção. Não perca tempo, aproveite a chance de curtir a melhor programação musical do Brasil enquanto concorre a uma Alexa Echo Pop.

Datas Importantes e Detalhes da Promoção

A promoção ficará ativa por oito meses, de março a dezembro de 2025, o que te dá bastante tempo para participar. O sorteio será realizado diariamente, e a cada novo play no www.oucaeconcorra.com.br, suas chances de ser o próximo vencedor aumentam. Não perca tempo e participe já!

Como Funciona a Entrega do Prêmio

Se você for o sortudo vencedor, o prêmio (uma Alexa Echo Pop) será enviado diretamente para a sua residência. Para os moradores de São Paulo, existe a opção de retirar o prêmio pessoalmente na sede da Antena 1, localizada na Av. Lineu de Paula Machado, 900, Jardim Everest - São Paulo - SP.

O ouvinte premiado será comunicado por mensagem via WhatsApp ou por telefone, no prazo de até 30 dias úteis após a contemplação. Fique atento, pois a comunicação será feita diretamente com o vencedor.

Suporte ao Participante: Estamos Aqui Para Ajudar!

Se você tiver dúvidas ou precisar de ajuda durante a participação, entre em contato com a equipe da Antena 1 pelo WhatsApp (11) 97076-4000. O suporte está disponível de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. Fique tranquilo, pois garantimos a segurança e privacidade dos seus dados, de acordo com as normas de proteção de dados em vigor.

Não Perca a Chance: Participe Agora!

Acesse www.oucaeconcorra.com.br e confira todas as informações sobre a promoção, incluindo o regulamento completo. Participe da segunda edição da promoção e aumente todos os dias as suas chances de ganhar a Alexa Echo Pop! Não deixe passar essa chance de tornar sua experiência com a Rádio Antena 1 ainda mais especial.

4 D
  1. Home
  2. noticias
  3. banco mundial diz que os 26 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.