Biden faz confusão ao citar Helmut Kohl e não Angela Merkel sobre conversa em 2021
Publicada em
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, referiu-se na noite de quarta-feira erroneamente a uma conversa que teve com Angela Merkel em 2021 como tendo ocorrido com o falecido chanceler alemão Helmut Kohl, que morreu em 2017, sua segunda confusão nesta semana.
Em uma recepção em Nova York que arrecadou dinheiro para sua candidatura à reeleição, Biden, de 81 anos, citou Kohl em vez de Merkel, que estava no poder na época da conversa relatada, a cúpula do G7 em 2021.
A referência ocorreu quando Biden estava falando sobre o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA por partidários do então presidente Donald Trump, que está concorrendo à indicação presidencial republicana este ano.
'Quando fui eleito presidente, fui a uma reunião do G7 com os sete chefes de Estado da Europa e da Grã-Bretanha. Sentei-me e disse: 'Bem, os Estados Unidos estão de volta', e o presidente da França olhou para mim e perguntou: 'Por quanto tempo?' Nunca pensei nisso dessa forma', disse Biden.
'Então Helmut Kohl, da Alemanha, olhou para mim e disse: 'O que o senhor diria, sr. presidente, se pegasse o London Times amanhã de manhã e soubesse que mil pessoas haviam arrombado as portas do Parlamento britânico e matado algumas [pessoas] pelo caminho'', disse Biden.
A Casa Branca não fez nenhum comentário imediato sobre a confusão.
No início desta semana, ao falar sobre a cúpula do G7 de 2021, Biden confundiu o presidente francês, Emmanuel Macron, com o falecido François Mitterrand, que esteve no poder de 1981 a 1995 e morreu em 1996.
Trump, de 77 anos, também identificou pessoas erroneamente, recentemente confundindo a oponente republicana Nikki Haley com Nancy Pelosi, a democrata da Califórnia que foi presidente da Câmara dos Deputados quando ele estava no poder.
(Reportagem de Steve Holland)
Escrito por Reuters