Binance e afiliada dos EUA são atingidas por saídas líquidas de US$790 mi nas últimas 24 horas, mostram dados
Publicada em
Por Tom Wilson e Rae Wee
LONDRES/CINGAPURA (Reuters) - Os investidores retiraram cerca de 790 milhões de dólares da plataforma de criptomoedas Binance e de sua afiliada nos Estados Unidos nas últimas 24 horas, disse a empresa de dados Nansen na terça-feira, um dia depois que a SEC, regulador norte-americano de valores mobiliários, processou ambas as corretoras.
A Binance registrou saídas líquidas de 778,6 milhões de dólares em criptoativos na blockchain Ethereum, com sua afiliada norte-americana, Binance.US, registrando saídas líquidas de 13 milhões de dólares.
Nenhuma das corretoras respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A SEC processou na segunda-feira a Binance, seu presidente-executivo, Changpeng Zhao, e a operadora da Binance.US pelo que chamou de 'teia de fraudes' para burlar as leis dos Estados Unidos.
O órgão regulador alegou em 13 acusações que a Binance inflacionou artificialmente seus volumes de negociação, desviou fundos de clientes, falhou em restringir clientes norte-americanos de sua plataforma e enganou investidores sobre seus controles de vigilância de mercado.
GOLPE NAS CRIPTOMOEDAS
O bitcoin se estabilizou depois de cair mais de 5% ontem, seu pior declínio diário desde 19 de abril. A maior criptomoeda do mundo estava cotada a 25.723 dólares, estável no dia, mas perto de uma baixa de mais de dois meses.
“É outro golpe para o setor de criptomoedas e para as bolsas do mundo”, disse Tony Sycamore, analista de mercado da IG Markets, sobre o processo da SEC.
A criptomoeda BNB da Binance, a quarta maior do mundo, caiu 0,3%, para uma mínima de quase três meses, de 277 dólares, após uma queda de 9,2% na segunda-feira, sua pior queda diária desde novembro.
(Reportagem de Tom Wilson em Londres, Rae Wee e Ankur Banerjee em Cingapura e Kevin Buckland em Tóquio)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO