Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Bolsonaro diz esperar aprovação de MP da reforma administrativa e defende nova Previdência

Bolsonaro diz esperar aprovação de MP da reforma administrativa e defende nova Previdência

Reuters

16/05/2019

Placeholder - loading - Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. 10/5/2019. REUTERS/Adriano Machado
Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. 10/5/2019. REUTERS/Adriano Machado

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira que espera que a Medida Provisória 870, que faz a reforma administrativa, seja aprovada pelo Congresso na semana que vem sem alterações e também fez uma defesa da necessidade de reformar a Previdência.

'Na semana que vem está prevista a votação da Medida Provisória 870, que trata da reestruturação do governo. A gente espera que ela seja aprovada sem alterações. Se tiver, a responsabilidade --não só a responsabilidade como um direito-- é do Parlamento', disse Bolsonaro, que está em Dallas, onde recebeu homenagem da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

'A gente espera que o Coaf siga na Justiça, que nenhum novo ministério seja criado para evitar aumento de despesas. A gente espera que isso aconteça. Agora, o Parlamento é soberano para alterar, ou não, e o que for feito lá nós respeitaremos', disse na transmissão ao vivo que faz semanalmente em rede social.

A MP 870 tirou o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Economia e colocou sob comando do Ministério da Justiça. A medida também reduziu o número de ministérios.

O parecer aprovado pela comissão mista que analisou a MP determinou a volta do Coaf para a Economia e o desmembramento do Ministério do Desenvolvimento Regional em duas pastas --Integração Nacional e Cidades.

A MP precisa ser aprovada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado até o dia 3 de junho, caso contrário perderá validade. Há cinco MPs na frente da 870 na Câmara. Caso a medida caduque, todas as alterações feitas pela MP --como a extinção e fusão de ministérios-- perderá validade.

OPORTUNIDADE DE OURO

Na transmissão, Bolsonaro também voltou a defender a reforma da Previdência, medida apontada pela equipe chefiada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como crucial para equilíbrio das contas públicas e retomada do crescimento da economia e dos investimentos.

'Dependemos e muito da reforma da Previdência. É uma oportunidade de ouro que temos de realmente mostrar para o mundo e para o Brasil também que queremos responsabilidade em nossas despesas. Não podemos gastar mais do que arrecadamos', disse o presidente, que disse que a economia brasileira está indo mal, como reflexo de coisas erradas feitas no passado.

(Por Eduardo Simões)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.