Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bolsonaro diz que acusações contra ele são graves e infundadas e rechaça tentativa de golpe

Placeholder - loading - Ex-presidente Jair Bolsonaro faz declaração à imprensa em Brasília 26/03/2025 REUTERS/Adriano Machado
Ex-presidente Jair Bolsonaro faz declaração à imprensa em Brasília 26/03/2025 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Ricardo Brito e Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) - O ex-presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira, em suas primeiras declarações após se tornar réu em investigação que apura tentativa de golpe de Estado e crimes relacionados, que as acusações contra ele são graves e infundadas.

Bolsonaro também insinuou que a decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que o tornou réu na manhã desta quarta seria resultado aparentemente de 'algo pessoal' contra ele.

Em sua fala de cerca de 50 minutos a jornalistas, em que não abriu para perguntas, o ex-presidente afirmou que os comandantes militares jamais embarcariam numa 'aventura', que seria a tentativa de um golpe de Estado.

Bolsonaro admitiu novamente, entretanto, que sua gestão chegou a discutir medidas excepcionalíssimas.

'Discutir hipóteses de dispositivos constitucionais não é crime', argumentou ele, sem dar maiores detalhes.

Em uma segunda entrevista que deu, de cerca de 30 minutos no final da tarde, o ex-presidente rechaçou ter tramado qualquer tentativa de golpe. Ele repetiu que chegou a discutir, sim, a decretação de um estado de sítio, mas ressaltou que a iniciativa teria de ser formalmente solicitada ao Congresso Nacional, sendo que também deveria se ouvir antes o Conselho da República. Ressaltou que nenhuma iniciativas dessas foi adiante.

Com base em investigações, documentos e na delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal apontaram que, após Bolsonaro ter sido derrotado na disputa em 2022, houve discussões em reuniões e minutas golpistas para adotar medidas excepcionais que, na prática, poderiam impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

As declarações de Bolsonaro, dadas depois da decisão do STF, também abordaram teses já marteladas pelo ex-presidente desde a época das eleições, questionando a confiabilidade das urnas e do processo eleitoral brasileiro. Bolsonaro acompanhou o julgamento do gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu filho.

(Reportagem de Bernardo Caram e Ricardo Brito)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bolsonaro diz que acusacoes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.