Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bolsonaro diz que rompimento de barragem em MG poderia ter sido evitado

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Bolsonaro diz que rompimento de barragem em MG poderia ter sido evitado"
Ver comentários

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, em entrevista a uma rádio mineira, 'lamentar profundamente' o rompimento da barragem de mineração da Vale em Brumadinho (MG), e que esse tipo de acidente poderia ter sido evitado.

'A gente lamenta profundamente o ocorrido. A gente sabe que, a princípio, esse tipo de acidente pode ser evitado, sim. Nós temos, só em Minas Gerais, em torno de 450 represas que acumulam esses resíduos que vêm da mineração', disse Bolsonaro à rádio Regional FM Brumadinho após o rompimento.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o rompimento de uma barragem da mina de ferro Feijão, da Vale, deixou cerca de 200 desaparecidos, após uma avalanche de lama de rejeitos de mineração atingir parte da comunidade da Vila Ferteco e a área administrativa da companhia.

Bolsonaro, que deve visitar o local atingindo no sábado, afirmou que há a possibilidade de o caso ser 'mais grave do que a gente está pensando'. O presidente destacou ter montado um gabinete de crise e avaliou que, ao citar o rompimento de outra barragem em Mariana (MG), em novembro de 2015, não esperava que houvesse outro episódio ocorresse.

'A gente esperava que não tivesse uma outra, né?, Até por uma questão de servir de alerta aquela, mas infelizmente temos um problema agora que atingiu o rio Paraopebas, que é um afluente do rio são Francisco', disse.

Na entrevista, Bolsonaro afirmou estar em contato com os ministros do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto; do Meio Ambiente, Ricardo Salles; e de Minas Energia, almirante Bento Costa Lima Leite; e também com o secretário Nacional da Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, colhendo informações sobre o rompimento.

'Vamos tentar diminuir o tamanho do mal que essa barragem aí, ao se romper, proporciona junto ao meio ambiente e junto à população de maneira geral', afirmou.

Questionado sobre o impacto ambiental após o rompimento também de Mariana, Bolsonaro avaliou que 'algo está sendo feito errado ao longo dos tempos'.

O presidente disse que a questão da Vale 'não tem nada a ver com o governo federal'. 'Apenas cabe a nós a fiscalização, por parte do Ibama, que é um órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, e buscar meios para se antecipar a problemas', disse.

'Mas esses meios partem primeiramente da empresa que executa a obra, e só em Minas são 450 represas parecidas, como essa, e no Brasil todo são quase 1.000. Então é um número enorme', completou, logo após a ligação do presidente para a rádio ter caído.

O porta-voz da Presidência da República, general Otávio Santana do Rêgo Barros, afirmou um pouco antes que Bolsonaro deve ir no sábado para a região de Brumadinho e lamenta 'eventuais perdas de vidas' ocasionadas pelo acidente, que classificou como 'lastimável'.

(Por Ricardo Brito)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

8 H
  1. Home
  2. noticias
  3. bolsonaro diz que rompimento …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.