Bolsonaro vota, ignora pesquisas e volta a falar que ganhará se eleição 'for limpa'
Publicada em
Por Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) votou na manhã deste domingo no Rio de Janeiro e disse estar confiante na vitória, apesar das pesquisas eleitorais da véspera mostrarem o candidato à reeleição atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
'Em eleições limpas, nós ganharemos hoje com no mínimo 60% dos votos', disse Bolsonaro em vídeo divulgado em suas redes sociais antes de votar. 'Todos os indícios que nós temos são favoráveis a nós. O outro lado não conseguiu sair às ruas, não fez campanha, não tem aceitação, não tem credibilidade'.
Bolsonaro tem questionado durante toda a campanha, sem apresentar provas, a integridade do sistema eleitoral e também colocou em dúvida a isenção de ministros da Justiça Eleitoral e de institutos de pesquisa.
Seis pesquisas de intenção de voto divulgadas no sábado mostraram que é Lula quem tem alguma chance de liquidar a disputa neste domingo.
Entre elas, o Ipec registrou Lula com 51% dos votos válidos --que excluem os brancos e nulos, e também os indecisos da pesquisa-- e o Datafolha colocou o petista com 50%. Para vencer na primeira rodada de votação, um candidato precisa ter mais da metade dos votos válidos. Em ambas as pesquisas a margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Os dois levantamentos colocam o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) em segundo lugar, com 37% no Ipec e 36% no Datafolha.
(Reportagem adicional de Beatriz Garcia, em São Paulo)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO