Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

'Bônus' de Itaipu vai contribuir para redução da conta de luz em julho

Placeholder - loading - Hidrelétrica de Itaipu 11/10/2021 REUTERS/Cesar Olmedo
Hidrelétrica de Itaipu 11/10/2021 REUTERS/Cesar Olmedo
Ver comentários

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O saldo da conta de comercialização da energia hidrelétrica de Itaipu foi positivo em 399,28 milhões de reais em 2023, em recursos que vão ajudar a reduzir a conta de luz em julho, segundo informações divulgadas pela usina binacional.

Os valores, posteriormente revertidos em um 'bônus' a consumidores, referem-se ao que foi devolvido pelas distribuidoras de energia conforme diferimentos de repasse tarifário com base nos saldos da 'Conta Itaipu', que resulta de todos os créditos e débitos que a estatal ENBPar tem com a comercialização de energia da usina.

O desconto será direcionado a unidades consumidoras de até 350 kilowatts-hora (KWh) mensais, variando conforme o consumo individual mensal -- ou seja, quem gastou mais energia ganha um crédito maior.

“É uma maneira de a Itaipu contribuir para a redução do preço da energia de boa parte da população brasileira”, afirmou o diretor-geral brasileiro do empreendimento, Enio Verri.

Em despacho publicado nesta semana, a agência reguladora Aneel citou ainda que houve devolução pelas distribuidoras de 841,95 milhões de reais referentes a diferimentos de repasse tarifário com base nos saldos da conta de Itaipu de 2020 e 2021. Esse valor, assim como o saldo de 2023, será destinado ao crédito de bônus de Itaipu para os consumidores.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

  1. Home
  2. noticias
  3. bonus de itaipu vai …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.