Brasil conquista medalha de ouro no vôlei de praia com Duda e Ana Patrícia
Publicada em
Atualizada em
Por Rohith Nair
PARIS (Reuters) - A dupla brasileira de vôlei de praia Duda e Ana Patrícia conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Paris, nesta sexta-feira, com uma vitória por 2 sets a 1 sobre as canadenses Melissa e Brandie na arena montada sob a Torre Eiffel.
A conquista representa o terceiro ouro e a 18ª medalha do Brasil nessa edição dos Jogos (3 ouros, 6 pratas e 9 bronzes). A judoca Beatriz Souza e a ginasta Rebeca Andrade foram as responsáveis pelos outros títulos olímpicos do país nos Jogos até o momento.
Atuais campeãs do mundo, as brasileira precisaram tirar uma desvantagem de quatro pontos no primeiro set para vencerem por um apertado 26-24. A segunda parcial foi dominada pelas canadenses, que abriram frente e fecharam por 21-12.
Sem se abalar, a dupla brasileira entrou na parcial decisiva com a concentração renovada e já largou na frente no placar, mantendo vantagem até fechar em 15-10 para conquistar o ouro.
'Não sei o que está passando (na cabeça), surreal. A gente viveu, sonhou, lutou e conseguimos depois de 28 anos. Só tenho agradecer a Deus, família, time, Ana Patrícia. Não vamos esquecer', disse Duda em entrevista após a partida.
Durante o tiebreak houve um momento de tensão entre as duas duplas, com uma discussão acirrada na rede, mas o DJ tocou 'Imagine', de John Lennon, para acalmar os ânimos, levando as atletas a sorrir enquanto a multidão cantava.
Essa é a primeira vez que o Brasil conquista uma medalha de ouro no vôlei de praia feminino em Olimpíadas desde a conquista de Jaquline e Sandra em Atlanta 1996 na estreia da modalidade nos Jogos.
O país é o maior ganhador de medalhas no vôlei de praia em Olimpíadas, com 14 pódios entre homens e mulheres, desde a estreia do esporte. Na Olimpíada de Tóquio há três anos, no entanto, o país passou em branco na modalidade.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO