Carregador de veículos da Tesla ainda não é modelo padronizado, diz órgão do setor
Publicada em
Por Akash Sriram
(Reuters) - A CharIN, órgão do setor que promove o padrão de carregadores para veículos elétricos conhecido como Sistema de Carregamento Combinado (CCS, na sigla em inglês), disse nesta segunda-feira que o modelo da Tesla ainda não é um padrão e não fornece um ecossistema de carregamento aberto para a indústria.
As montadoras norte-americanas GM e Ford disseram que adotarão o modelo de carregamento de carros da Tesla, com seus veículos sendo equipados com entradas de carregamento compatíveis com o Padrão de Carregamento Norte-americano (NACS, na sigla em inglês), a partir de 2025.
A CharIN disse que vai realizar uma força-tarefa com o objetivo de submeter o NACS, que antes era propriedade da Tesla, ao processo de padronização.
O órgão acrescentou que um processo de padronização aberto passará por uma revisão por pares, e as partes interessadas poderão contribuir para o desenvolvimento do padrão.
Os fabricantes de equipamentos de carregamento Blink Charging, ChargePoint e Trítio disseram que oferecerão o NACS como uma opção de conector junto com o CCS em suas ofertas de carregadores.
O conector NACS da Tesla é conhecido por ser mais compacto e mais leve do que um carregador CCS para carregamento rápido, facilitando o uso pelos motoristas.
As parcerias entre Tesla, Ford e GM permitirão que o padrão NACS domine 60% do mercado de veículos elétricos nos Estados Unidos.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO