Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Chefe da ONU adverte Trump contra limpeza étnica em Gaza

Placeholder - loading - Secretário-geral da ONU, António Guterres 15/01/2025 REUTERS/Eduardo Munoz
Secretário-geral da ONU, António Guterres 15/01/2025 REUTERS/Eduardo Munoz
Ver comentários

Publicada em  

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, disse nesta quarta-feira para o presidente dos EUA, Donald Trump, evitar a limpeza étnica em Gaza, depois que o líder norte-americano propôs que os palestinos se reassentassem em outro lugar e que os Estados Unidos assumissem o enclave devastado pela guerra.

'Na busca por soluções, não devemos piorar o problema. É fundamental permanecermos fiéis à base do direito internacional. É essencial evitar qualquer forma de limpeza étnica', disse Guterres em uma reunião previamente planejada de um comitê da ONU.

'Precisamos reafirmar a solução de dois Estados', disse ele.

Embora Guterres não tenha mencionado Trump ou sua proposta para Gaza durante seu discurso ao Comitê sobre o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino, seu porta-voz Stéphane Dujarric disse aos repórteres mais cedo que seria uma 'suposição justa' ver os comentários de Guterres como uma resposta.

Mais cedo nesta quarta-feira, Guterres conversou com o rei Abdullah da Jordânia sobre a situação na região, disse Dujarric.

O enviado palestino na ONU, Riyad Mansour, nomeado pela Autoridade Palestina, disse ao comitê que Abdullah entregaria uma mensagem coordenada a Trump dos Estados árabes quando ele visitar Washington na próxima semana.

'Não temos outro país a não ser a Palestina. Gaza é uma parte preciosa dela. Não vamos sair de Gaza', disse Mansour. 'Não há poder na Terra que possa remover o povo palestino de nossa terra natal ancestral, incluindo Gaza.'

'Queremos reconstruí-la. Queremos colocá-la de volta no lugar. E pedimos a todos os países que nos ajudem nessa empreitada', disse ele. 'Não estamos procurando outras pátrias ou outros países.'

A ONU há muito tempo endossa a visão de dois Estados vivendo lado a lado dentro de fronteiras seguras e reconhecidas. Os palestinos querem um Estado na Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Faixa de Gaza, todos os territórios capturados por Israel em uma guerra de 1967 com os Estados árabes vizinhos.

'Qualquer paz duradoura exigirá um progresso tangível, irreversível e permanente em direção à solução de dois Estados, o fim da ocupação e o estabelecimento de um Estado palestino independente, com Gaza como parte integrante', disse Guterres.

'Um Estado palestino viável e soberano vivendo lado a lado em paz e segurança com Israel é a única solução sustentável para a estabilidade do Oriente Médio', disse ele.

Israel retirou soldados e colonos de Gaza em 2005. O território é governado pelo Hamas desde 2007, mas ainda é considerado como sob ocupação israelense pelas ONU. Israel e o Egito controlam o acesso ao enclave.

Um ataque mortal de militantes do Hamas ao sul de Israel, em 7 de outubro de 2023, deu início a uma guerra que, desde então, devastou a maior parte do território. Um acordo sobre um cessar-fogo e a libertação de reféns mantidos pelo Hamas entrou em vigor em 19 de janeiro.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. chefe da onu adverte trump …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.