Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

China joga dentro das regras, e Brasil tem leis que preservam indústria, diz Ibram

China joga dentro das regras, e Brasil tem leis que preservam indústria, diz Ibram

Reuters

20/10/2020

Placeholder - loading - Desembarques de minério de ferro importado no porto de Lianyungang, China  27/10/2019 REUTERS/Stringer
Desembarques de minério de ferro importado no porto de Lianyungang, China 27/10/2019 REUTERS/Stringer

Atualizada em  20/10/2020

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A China, maior importador de produtos agropecuários, minerais e petróleo do Brasil, é um parceiro comercial que respeita as regras, e o país tem leis capazes de preservar a indústria brasileira se necessário, defenderam representantes da indústria de mineração nacional em relação ao principal cliente do setor.

As declarações, em teleconferência com jornalistas nesta terça-feira, foram feitas após pergunta sobre comentários de autoridades norte-americanas, que exortaram o Brasil a monitorar cuidadosamente os investimentos chineses no país, em meio a movimentos de Pequim para expandir sua influência na maior economia da América Latina com a venda de tecnologia 5G pela Huawei Technologies.

'A China é um player mundial, você viu a importância na importação de produtos minerais brasileiros, como também na importação de outros produtos. A China tem jogado as regras do mercado, e certamente o governo brasileiro e as leis brasileiras têm seus dispositivos de proteção para que seja preservada a indústria nacional dentro da lei, dentro da ordem, e se permitam aqueles investimentos que sejam possíveis de serem feitos dentro deste contexto', afirmou o diretor presidente do Ibram, Flávio Ottoni Penido.

O comentário de Penido foi seguido pelo do presidente do conselho deliberativo do Ibram, Wilson Brumer.

'Não é só a mineração que vê na China um país importante, a China é uma grande importadora de produtos agrícolas', acrescentou, minimizando preocupações levantadas pelas autoridades dos EUA.

Na mineração, a China tem forte presença na importação de quase todos os minérios do Brasil, como ferro, cobre, nióbio, manganês e bauxita, disse Brumer.

No terceiro trimestre, o faturamento da indústria de mineração no Brasil somou 50,7 bilhões de reais no terceiro trimestre, aumento de quase 30% sobre o trimestre anterior, favorecido pelo câmbio e pelos preços maiores das commodities, demandadas fortemente pelos chineses.

'Continuamos vendo a China de forma bastante sólida em termos de consumo, a Europa ainda tem alguns problemas, tem outro possível cenário relacionado à Covid-19, mas a China e outros países da Ásia são os principais importadores dos nossos produtos', afirmou Brumer.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.