Com Biden de olho na reeleição, Casa Branca brinca sobre idade e diz que '80 são os novos 40'
Publicada em
WASHINGTON (Reuters) - A Casa Branca abordou nesta sexta-feira uma nova rodada de perguntas sobre a capacidade do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de concorrer à reeleição, dada sua idade, com uma frase: '80 são os novos 40'.
Biden, de 80 anos, que já é o presidente norte-americano mais velho de todos os tempos, concorre à reeleição em 2024 e completará 82 anos quando seu segundo mandato de quatro anos começar, em janeiro de 2025, caso vença a disputa.
Diversas pesquisas mostram preocupações entre os eleitores sobre as idades de Biden e a de seu principal adversário republicano, Donald Trump, de 77 anos. A última pesquisa Reuters/Ipsos mostra o democrata Biden empatado em uma hipotética eleição de 2024 contra Trump, o ex-presidente. Ambos receberam 39% dos votos, com um em cada cinco eleitores indecisos.
A maioria dos norte-americanos preferiria que o limite para concorrer à presidência fosse de 75 anos ou menos, mostra uma pesquisa anterior da Reuters/Ipsos.
Questionada sobre as preocupações de que o presidente estaria muito velho para concorrer à reeleição, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, brincou: '80 são os novos 40, você não ouviu?'
“Em 2019 ele recebeu as mesmas críticas, em 2020 ele recebeu as mesmas críticas, em 2022 ele recebeu as mesmas críticas e sempre venceu os pessimistas”, disse Jean-Pierre.
(Reportagem de Steve Holland)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO