Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Com recordes de temperatura, chefe da ONU repreende apoiadores da indústria dos combustíveis fósseis

Placeholder - loading - Secretário-geral da ONU, António Guterres 05/06/2024 REUTERS/David Dee Delgado
Secretário-geral da ONU, António Guterres 05/06/2024 REUTERS/David Dee Delgado

Publicada em  

Por Valerie Volcovici

WASHINGTON (Reuters) - O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse nesta quarta-feira que os países precisam confrontar não apenas a indústria dos combustíveis fósseis, mas também empresas que apoiam as tentativas de obstruir ações climáticas.

O chefe da ONU, um crítico de longa data do papel das empresas de petróleo e gás de impulsionar as mudanças climáticas, repreendeu a indústria por gastar bilhões para “distorcer a verdade, enganar o público e semear dúvidas” sobre as mudanças climáticas, ao mesmo tempo investindo “míseros 2,5%” do seu capital inteiro em alternativas de energia limpa.

Ele foi além em um discurso no Museu de História Natural de Nova York, criticando também instituições financeiras e empresas de mídia e relações públicas por apoiarem os anúncios da indústria e aceitarem conteúdos patrocinados.

“Peço que essas empresas parem de agir como facilitadoras da destruição planetária”, afirmou Guterres, em comentários preparados. “Parem de aceitar novos clientes de combustíveis fósseis, a partir de hoje, e elaborem planos para abandonar os atuais.”

Os países deveriam proibir esse tipo de anúncio, disse, como muitos fizeram para tabaco e outros produtos que se provaram danosos para a saúde dos seres humanos.

Os comentários do secretário-geral da ONU no Dia Mundial do Meio-Ambiente foram feitos no momento em que grandes empresas de petróleo e gás estão reagindo a acionistas ativistas que cobram mais ações climáticas corporativas, e com alguns parlamentares norte-americanos intensificando suas investigações para determinar se a indústria está se comportando de maneira enganosa.

A indústria de petróleo dos EUA tem refutado as acusações de que atrapalha o progresso climático. O Instituto Americano de Petróleo disse recentemente que os inquéritos sobre as ações do setor são uma “distração política”.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. com recordes de temperatura …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.