Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Comitê Olímpico dos EUA ouvirá qualquer plano do COI para a participação de russos nos Jogos de Paris

Placeholder - loading - Logotipo da candidatura de Paris para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024 é visto na torre Montparnasse, atrás da Torre Eiffel, em Paris 11/07/2017 REUTERS/Gonzalo Fuentes
Logotipo da candidatura de Paris para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024 é visto na torre Montparnasse, atrás da Torre Eiffel, em Paris 11/07/2017 REUTERS/Gonzalo Fuentes

Publicada em  

(Reuters) - O Comitê Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos (USOPC, na sigla em inglês) é inequívoco em seu apoio à Ucrânia, mas ouvirá qualquer plano do Comitê Olímpico Internacional (COI) para ter atletas russos e bielorrussos competindo como neutros nos Jogos de Paris em 2024.

Faltando pouco mais de um ano para as Olimpíadas, aumenta a pressão sobre o COI, as federações esportivas, os comitês olímpicos nacionais e os governos sobre a participação de atletas russos e bielorrussos nos Jogos de Paris.

O COI sancionou a Rússia e sua aliada Belarus após a invasão de Moscou à Ucrânia em fevereiro de 2022, mas no início deste ano recomendou que seus atletas pudessem retornar às competições internacionais como neutros.

O presidente do USOPC, Gene Sykes, afirmou repetidamente que apoia a Ucrânia, mas avaliará qualquer plano apresentado pelo COI, que na semana passada disse ter muito tempo para tomar uma decisão sobre a participação russa.

Há preocupações crescentes de que, se os atletas russos forem liberados para competir em Paris, mesmo como neutros, seja desencadeado um boicote aos Jogos liderado pela Ucrânia.

'Acreditamos que há muitos desafios para garantir que apoiamos os valores olímpicos e apoiamos os atletas ao mesmo tempo', disse Sykes durante uma teleconferência nesta segunda-feira.

'Temos sido bastante comedidos e dispostos a dar ao COI a oportunidade de explorar a possibilidade, entendendo como os atletas russos ou bielorrussos que são neutros, verdadeiramente neutros, podem competir em competições internacionais.'

Diversas federações internacionais incluíram atletas russos e bielorrussos que podem competir sem bandeira ou hino, enquanto atletas que apoiam a guerra ou são contratados por agências militares ou de segurança nacional são excluídos.

(Reportagem de Steve Keating em Toronto)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. comite olimpico dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.