Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça 10 dos acervos de livros mais encantadores do Brasil

Locais de São Paulo, Goiás, Minas Gerais entre outros estados estão na lista

Placeholder - loading - Fonte: iStock
Fonte: iStock

Publicada em  

Você sabia que nesta sexta-feira, dia 29 de outubro, comemora-se, o dia Nacional do Livro? Isso mesmo! A data foi definida no ano de 1810, em homenagem ao dia que a primeira biblioteca brasileira foi fundada, a Biblioteca Nacional do Brasil- situada na cidade do Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia.

Os primeiros livros do acervo bibliográfico foram disponibilizados pela Família Real Portuguesa dois anos antes, contendo mais de sessenta mil objetos, entre eles manuscritos, mapas, moedas, medalhas etc.

Além disso, também estava dentre eles a primeira edição da obra “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões. As instalações nas quais os exemplares ficavam guardados eram salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, também localizado no Rio de Janeiro.

Aos poucos a Fundação Real da Biblioteca foi aberta aos estudiosos e o processo de ampliação foi acontecendo de forma cada vez mais abrangente. Ao longo dos anos o local foi recebendo diversas coleções de livros, manuscritos, desenhos originais, entre tantos outros artefatos de países ao redor do mundo.

Assim, nada mais justo do que admirar e reconhecer os mais belos e interessantes acervos de livros atuais brasileiros. Por isso, nós da Antena 1, em homenagem a esse dia tão especial para os amantes literários, separamos uma lista com as bibliotecas e livrarias mais incríveis e famosas pelo país.

Confira a lista na íntegra:

Livraria da Vila – São Paulo/SP

Livraria da Vila
Toque para aumentar

A Livraria da Vila foi fundada em abril de 1985 no bairro da Vila Madalena, zona oeste da cidade de São Paulo, pelo casal Aldo Bocchini e Miriam Gouvea. Em 2003, foi comprada pelo ex-jornalista e empresário Samuel Seibel.

Atualmente são 15 unidades espalhadas pelo Brasil e a rede pretende abrir outras ainda neste ano. Entre elas, a imagem acima ilustra a loja no Shopping Cidade Jardim, onde ocupa 2.300 m² distribuídos em dois andares. É uma das preferidas pelos amantes literários por seu ambiente ser clássico e aconchegante, além de oferecer um amplo acervo, com diversos livros, CDS e DVDs.

As lojas também contam com um acervo digital. Acesse aqui.

Endereço: Avenida Magalhães De Castro, 12000 - Butantã - São Paulo - SP

Telefone: (11) 37555811

Horário De Funcionamento: Segunda à Sábado (10h às 21h); Domingo (14h às 20h)

Livraria Arte & Letra – Curitiba/PR

Livraria Arte & Letra
Toque para aumentar

Para aqueles curtem a combinação de livros e café, a Livraria Arte e Letra, localizada no centro da cidade de Curitiba, é a opção perfeita! Inaugurada no ano 2006, a loja única possui uma decoração charmosa repleta de livros dos gêneros mais variados. O toque especial é o café instalado na parte interna do local, proporcionando um espaço cômodo para relaxar e se entregar as leituras.

Além disso, também há poltronas super confortáveis e estratégicas para aqueles que desejam ler e admirar a vista das janelas degustando um delicioso café.

Em parceria com as torrefações Moka Club e Café do Moço, a livraria desenvolveu um jeito próprio de servir os cafés e seus acompanhamentos. O interessante é que em cada uma das embalagens, escritores são homenageados com desenhos exclusivos feitos pelo ilustrador e sócio da Arte & Letra, Frede Tizzot.

Para saber mais sobre a loja e seu acervo digital, acesse aqui.

Endereço: Rua Desembargador Motta, 2011 - Centro, Curitiba

Telefone: (41) 3223-5302

Horário De Funcionamento: Segunda à Sábado (10h às 19h)

Livraria das Marés – Paraty/RJ

Livraria das Marés
Toque para aumentar

Fundada em 2014, a Livraria das Marés foi projetada pela arquiteta Bel Lobo, ocupando um casarão histórico que pertence a Pousada Literária, que fica ao lado. Possui 200 metros quadrados, e sua capacidade é de quatro mil livros.

Além de uma confeitaria/cafeteria com o menu assinado pelo chef belga Fréderic de Maeyer, e um espaço multiuso para eventos.

O espaço é aconchegante e confortável, assim como a incrível cidade histórica de Paraty. Alguns de seus títulos e publicações são raras de serem encontradas no país.

O grande destaque da loja se dá, é claro, pelas capas de títulos selecionados dedicados à Arte e à natureza brasileira. Ou seja, a visita a essa livraria incrível é imprescindível para aqueles que se aventuram pelos pontos turísticos e centros históricos de Paraty.

Para mais informações acesse as redes sociais.

Endereço: Rua Tenente Francisco Antônio, 52 - Centro Histórico, Paraty - RJ

Telefone: (41) 3223-5302

Horário De Funcionamento: Segunda à Domingo (10h às 22h)

Livraria Cultura – São Paulo/SP

Livraria Cultura
Toque para aumentar

Originalmente a Livraria Cultura não tinha esse nome que conhecemos hoje, pois foi no ano de 1947 que Eva Herz, filha de imigrantes judeus da Alemanha, resolveu montar um serviço de aluguel de livros que era chamado Biblioteca Circulante. Ela utilizava o espaço de sua casa, na rua Alameda Lorena, que ficava na Paulista, um dos bairros mais conhecidos de São Paulo. Todo o acervo de materiais emprestados, em sua maioria, era importado da Europa e seus clientes também eram principalmente imigrantes.

Após quase 22 anos prestando serviço de aluguel de livros, Eva e sua família decidiram abrir a Livraria Cultura em um edifício e centro comercial no mesmo bairro, conhecido como Conjunto Nacional, em 1969. Assim, fecharam a Biblioteca Circulante e investiram no novo negócio de vender livros, ao invés de alugar.

Em 2007, essa mesma loja ampliou, sendo considerada até hoje a maior livraria do país, com cerca de 4,5 mil m² divididos em diversos espaços temáticos. Além disso, todo o projeto arquitetônico foi desenvolvido por Fernando Brandão, arquiteto brasileiro muito prestigiado.

O espaço se destaca bastante, por seu tamanho e dinamismo lúdico com uma decoração impecável, além da variedade impressionante de livros, que são em torno de 2 milhões de títulos. Também conta com um espaço especialmente para a criançada e com um café.

Hoje a rede possui várias lojas pelo país. Para saber mais sobre a história dessa livraria incrível e seu acervo, também, na forma digital, acesse aqui.

Endereço: Av. Paulista, 2073 - Bela Vista, São Paulo

Telefone: (11) 3170-4033

Horário De Funcionamento: Segunda à Sábado (09h às 21h); Domingo (13h às 19h)

Livraria Palavrear – Goiânia/GO

Livraria Palavrear
Toque para aumentar

Inaugurada em outubro 2017, a Livraria Palavrear foi instalada em um casarão elegante da década de 70, no qual os traços originais do espaço foram preservados ao máximo graças a arquiteta e proprietária Helloá Fernandes. É um dos locais considerados mais charmosos de Goiânia, além de uma editora e cafeteria estabelecidas no mesmo ambiente contendo uma varanda e quintal, com mesinhas, deixando- o ainda mais aconchegante.

A livraria é independente e seu acervo possui um enfoque na área de humanidades, como literatura, ciências sociais, história, antropologia e artes. Além disso, também possui sessões especializadas de autores e títulos regionais, quadrinhos e uma ampla sessão infantil.

O lugar também recebe dos mais diversos eventos interativos: lançamentos de livros, clubes de leitura, mesas de debate, atividades musicais, oficinas de escrita e pintura, sendo assim um centro cultural que já faz parte do funcionamento do setor Universitário em Goiânia.

Para saber mais sobre seu acervo, eventos e história da livraria, acesse aqui.

Endereço: R. 232, 338 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO

Telefone: (62) 3086-3204

Horário De Funcionamento: Segunda à Sexta (11h às 20h); Sábado (09h às 13h)

Com certeza todas essas livrarias incríveis merecem uma visita e degustação proveitosa de seus livros favoritos. Por isso, aproveite ao máximo essa experiencia incrível que as livrarias físicas podem te proporcionar, como folhear e sentir a textura das páginas, ou até mesmo apreciar a capa e orelha.

É claro que comprar livros digitais é muito prático, e até muitas vezes é mais em conta, mas esse ritual de ir a uma livraria e se deliciar com grandes obras em suas mãos, torna tudo mais encantador.

Agora, nada mais justo também do que prestigiar grandes bibliotecas históricas nacionais que se destacam tanto por sua arquitetura quanto pela quantidade e qualidade de seu acervo de grandes obras.

Real Gabinete Português de Leitura- Rio de Janeiro/RJ

Real Gabinete Português de Leitura
Toque para aumentar

A instituição teve sua fundação no ano de 1837, por um grupo de imigrantes portugueses que tinham como objetivo promover a cultura entre sua comunidade. Já edifício histórico foi construído na década de 1880 pelo renomado arquiteto português, na época, Rafael da Silva e Castro, no estilo neomanuelino (mistura dos estilos gótico e renascentista). Além disso, sua pedra fundamental foi colocada por D. Pedro II e a inauguração ocorreu pela Princesa Isabel.

Foi apenas em 1900 que foi aberta para o público, com sua coleção rica também considerada a maior de obras lusófonas fora de Portugal, se aproximando ao número de 350 mil volumes. Dentre seus exemplares raríssimos, está “Os Lusíadas” do ano de 1572, e também conta com o espólio manuscrito do Amor de Perdição do escritor português Camilo Castelo Branco.

É claro que por possuir sua decoração deslumbrante e arquitetura suntuosa, essa biblioteca está entre as 50 mais belas do mundo inteiro. É importante lembrar também que em 2014, ela ficou em 4º lugar no ranking das bibliotecas mais bonitas do mundo, elaborado pela revista “Time”. Além de que em 2019, também ficou na mesma colocação segundo a revista “Forbes”.

Endereço: R. Luís de Camões, 30 - Centro, Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (21) 2221-3138

Horário De Funcionamento: Segunda à Sexta (10h às 16h)

Site: https://www.realgabinete.com.br/#Biblioteca

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro -Rio de Janeiro/RJ

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
Toque para aumentar

É considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo todo, além de ser a maior da América Latina. Originalmente seu acervo veio da antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, a fim de substituir a Livraria Real de Lisboa, que continha diversas coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida por um incêndio em 1755.

Assim em 1808, cerca de 60 mil itens vieram com a corte e em 1810 todo o acervo foi realocado para a biblioteca que conhecemos hoje. E após séculos, contando com doações e devoluções à Portugal desde a independência até os dias atuais, a instituição possui cerca de dez milhões de peças.

Endereço: Av. Rio Branco, 219 - Centro, Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (21) 3095-3879

Horário De Funcionamento: Segunda à Sexta (10h às 17h)

Site: https://www.bn.gov.br/

Biblioteca Mário de Andrade – São Paulo, SP

Biblioteca Mário de Andrade
Toque para aumentar

Foi fundada em 1925 como Biblioteca Municipal da cidade de São Paulo para abrigar o acervo da Câmara Municipal, e assim 12 anos depois incorporou a Biblioteca Pública do Estado. Com isso, o acervo foi enriquecido e logo se viu a necessidade de inaugurar o edifício, que foi projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon.

Passou por diversas reformas entre os anos de 2007 e 2010, onde as mobílias foram restauradas e grande parte das coleções fizeram parte de processos de desinfestação. Enfim, em janeiro de 2011 foi reinaugurada oficialmente, disponibilizando ao público itens raros de diversas coleções, além da programação cultural que ajudou a biblioteca a retomar seu lugar de destaque na agenda de São Paulo.

Detém o segundo maior acervo documental e bibliográfico do país, ficando somente atrás, é claro, da Biblioteca Nacional do Rio. Além de conter andares com ambientes variados, a BMA integra quatro milhões de títulos, com uma série de obras raras. Dessas coleções, em torno de 60 mil estão disponíveis para empréstimo.

Endereço: R. da Consolação, 94 - República, São Paulo - SP,

Telefone: (11) 3150-9453

Horário De Funcionamento: Segunda à Sexta (09h às 17h)

Site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/

Biblioteca Infante D. Henrique/ Gabinete Português de Leitura – Salvador/BA

Biblioteca Infante D. Henrique
Toque para aumentar

A Biblioteca foi fundada em 1863, mas o edifício foi projetado pelo arquiteto italiano Alberto Barelli e construído pelo português Pinto Parente em estilo Neomanuelino e inaugurado em 1918. Em sua fachada, erguem-se duas estátuas representando Pedro Álvares Cabral e o poeta Luiz Vaz de Camões.

O objetivo da instituição é além de organizar, mas como preservar todo o acervo bibliográfico existente e contribuir com a divulgação da história e da cultura dos países de língua portuguesa. Reúne cerca de 25.000 volumes, entre livros, folhetos, periódicos. Além da visitação, são oferecidos cursos de Gramática e Redação semanalmente

Endereço: Praça da Piedade, S//N - Dois de Julho, Salvador - BA

Telefone: (71) 3329-2733

Horário De Funcionamento: Segunda à Sexta (09h às 17h)

Site: http://www.gplsalvador.org/site/

Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

Biblioteca Publica do Estado do Rio Grande do Sul
Toque para aumentar

Foi criada oficialmente em abril de 1871 no centro de Porto Alegre e aberta ao público em 1922 na sua sede definitiva, na Rua Riachuelo. No ano de 1986, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e em 2000 também foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A arquitetura foi projetada por Afonso Hebert e Theofilo Borges de Barros.

Seu acervo bibliográfico possui em torno de 240 mil peças, entre elas há diversos livros raros desde o século 16 até o 19, como por exemplo como a PHARSALIA, de Lucano, de 1519. Há vários registros da história e a literatura rio-grandenses, como enciclopédias, dicionários e obras de diversos setores do conhecimento humano.

Endereço: R. Riachuelo, 1190 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS

Telefone: (51) 3224-5045

Horário De Funcionamento: Segunda à Sexta (10h às 16h)

Site: http://www.bibliotecapublica.rs.gov.br/

Veja também:

Ed Sheeran lançará novo álbum em 2022

Cinema: confira os lançamentos desta semana

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca 10 dos acervos de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.