Conselho do COI aprova beisebol, flag footbal e mais 3 novos esportes para Los Angeles 2028
Publicada em
MUMBAI (Reuters) - Cinco esportes, incluindo o beisebol e o flag football, foram aprovados pelo conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta sexta-feira para ingressarem nos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 2028, deixando apenas um último obstáculo restante para as modalidades garantirem sua presença na competição.
Os organizadores da Olimpíada de Los Angeles disseram nesta semana que desejavam que críquete, flag football, lacrosse, squash e beisebol (junto de sua versão feminina, o softball) fossem incluídos no evento.
Cada cidade-sede, de acordo com as regras do COI aprovadas há alguns anos, pode solicitar a inclusão de novos esportes em sua edição dos Jogos.
'Essas propostas foram aceitas como um pacote pelo conselho executivo do COI', disse o presidente do COI, Thomas Bach, em uma coletiva de imprensa no final da reunião do conselho.
'Levando em consideração que essas propostas e esses esportes estão totalmente alinhados com a cultura esportiva de nossos anfitriões em 2028, eles mostrarão esportes norte-americanos icônicos para o mundo e, ao mesmo tempo, trarão esportes internacionais para os Estados Unidos.'
A sessão do COI, que começa no domingo, agora terá que aprovar a recomendação do conselho.
O críquete, que tem um grande apelo na Índia e um público global em rápido crescimento, pode retornar aos Jogos Olímpicos depois de ter participado uma vez em 1900.
'A inclusão (desses esportes)... permitirá que o movimento olímpico se envolva com novos atletas e comunidades de torcedores nos Estados Unidos e em todo o mundo', disse Bach.
'Vemos a crescente popularidade do críquete. Estamos prontos para receber os melhores jogadores de críquete do mundo para se apresentarem nos Estados Unidos em 2028.'
Embora a inclusão dos cinco novos esportes seja apenas para uma edição dos Jogos, seus praticantes estão apostando no impulso proporcionado pela participação olímpica para estimular o crescimento, já que procuram continuar sendo um produto olímpico atraente no próximo ciclo de quatro anos.
(Por Karolos Grohmann e Sudipto Ganguly)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO