Coreia do Norte realiza exercício de ataque nuclear tático
Publicada em
Por Cynthia Kim
SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte fez um simulado de ataque nuclear tático com dois mísseis de cruzeiro de longo alcance em um exercício para 'alertar os inimigos' de que o país estaria preparado no caso de uma guerra nuclear, disse a agência de notícias estatal KCNA neste domingo.
A KCNA disse que a simulação de sábado foi bem-sucedida. Dois mísseis de cruzeiro carregando falsas ogivas nucleares foram disparados em direção ao Mar Ocidental da península coreana e voaram 1.500 km a uma altitude predefinida de 150 metros. Pyongyang também disse que reforçaria a sua dissuasão militar contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul.
Os militares da Coreia do Sul disseram que afirmar que o exercício foi um sucesso pode ser um exagero, uma vez que 'nem todos tiveram sucesso', informou o Yonhap News de Seul, citando um funcionário graduado do Estado-Maior Conjunto sul-coreano.
A KCNA também informou que o líder norte-coreano Kim Jong Un visitou o Complexo de Máquinas Pukjung, que produz motores marítimos, e uma fábrica de munições para reforçar a importância do fortalecimento das forças navais de Pyongyang.
'Ele afirmou que uma futura reunião plenária do Comitê Central do PTC (Partido dos Trabalhadores da Coreia) estabeleceria uma importante modernização do complexo e a direção do desenvolvimento da indústria de construção naval', informou um comunicado da KCNA, sem especificar a data da reunião.
O último teste de míssil norte-coreano aconteceu na quinta-feira, logo após o encerramento dos exercícios anuais feitos em conjunto entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos, conhecidos como Ulchi Freedom Shield.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO