Costa Rica é um dos países mais inovadores da América Latina
Conheça mais sobre a nação e veja algumas das invenções do local
Publicada em
Segundo publicação da BBC Espanha, a Costa Rica é um local com menos de cinco milhões de habitantes, mas isso não impediu o lugar de se tornar uma verdadeira vanguarda.
O país, que foi impactado por uma abertura comercial há cerca de três décadas, se tornou um imã para grandes multinacionais tecnológicas.
Inclusive, ele é um dos mais inovadores da América Latina, de acordo com o Global Innovation Index 2019, atrás do Chile.
Veja algumas das novidades produzidas por lá:
O laboratório costa-riquenho, Ad Astra Rocket, que conta com a presença do cientista Franklin Chang, um dos primeiros astronautas da América Latina a viajar para o espaço, é um canto bem produtivo: Lá, foram criadas tecnologias de hidrogênio para diminuir a contaminação do transporte.
Aliás, invento que visa levar um foguete a Marte, em 39 dias, usando um motor de plasma, é um dos projetos de Chang.
O país, também, desenvolveu o primeiro robô humanoide do continente, com mãos de controle suaves, para manipular objetos.
Criou novidades na área da saúde, como, tratamentos contra o câncer de pâncreas, fígado e ovário. Além de medicamentos elaborados a partir do sangue humano.
Eles, também, começaram a gerar eletricidade, utilizando os resíduos do café.
Foram precursores no que diz respeito à alimentação à base de insetos, como bolachas e barras de grilos, algo comum na Ásia, mas, bem peculiar por aqui no ocidente.
Confeccionaram dentes, usando ossos de vacas e outros biomateriais dentais. E, por último, mas não menos importante, o soro antiofídico para sobreviver a picada de cobras.
Uma lista bem extensa, não é mesmo?
SALA DE BATE PAPO