Criação de vagas de emprego nos EUA acelera em novembro; taxa de desemprego sobe para 4,2%
Publicada em
Por Lucia Mutikani
WASHINGTON (Reuters) - A criação de vagas de trabalho acelerou em novembro depois de ter sido severamente afetada por furacões e greves, mas isso provavelmente não sinaliza uma mudança material nas condições do mercado de trabalho, que continuam a enfraquecer de forma constante e permitem que o Federal Reserve corte a taxa de juros novamente este mês.
A economia dos EUA abriu 227.000 vagas de emprego fora do setor agrícola no mês passado, após abertura revisada para cima de 36.000 em outubro, informou o Departamento do Trabalho em seu relatório de emprego nesta sexta-feira.
Economistas consultados pela Reuters criação de 200.000 postos no mês passado, depois de 12.000 relatados anteriormente em outubro. As estimativas variaram de 155.000 a 275.000 empregos.
Economistas sugeriram calcular a média dos ganhos de vagas fora do setor agrícola do mês passado com a contagem de outubro para obter uma tendência mais clara do crescimento do emprego. O mercado de trabalho foi afetado em outubro pelos furacões Helene e Milton, bem como por uma grande greve nas fábricas da Boeing na Costa Oeste.
A taxa de desemprego subiu para 4,2%, depois de se manter em 4,1% por dois meses consecutivos. A média de ganhos por hora aumentou 0,4%, após ter aumentado 0,4% em outubro. Nos 12 meses até novembro, os salários avançaram 4,0%, mantendo o ritmo de outubro.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO