Dalai Lama visitará os EUA para tratamento médico nos joelhos neste mês, diz seu gabinete
Publicada em
NOVA DELHI (Reuters) - O líder espiritual dos tibetanos, Dalai Lama, viajará aos Estados Unidos neste mês para passar por tratamento médico para os joelhos e não realizará seus compromissos públicos habituais a partir de 20 de junho, afirmou o seu gabinete nesta segunda-feira.
O líder espiritual de 88 anos foi aconselhado a não viajar em outubro do ano passado após uma gripe, mas, ao se recuperar, visitou Bodhgaya, um dos locais budistas mais sagrados no leste da Índia, em janeiro.
“Sua Santidade, o Dalai Lama, tem viagem marcada para os Estados Unidos para tratamento médico em seus joelhos. Ao retornar, os compromissos habituais serão retomados”, disse o seu gabinete, em um comunicado.
A nota não menciona quando ele retornará a Dharamshala, uma cidade nos Himalaias, norte da Índia, onde vive em um complexo próximo a um templo cercado por colinas verdes e montanhas cobertas de neve.
O Dalai Lama fugiu para a Índia em 1959 após uma insurreição sem sucesso contra o governo chinês no Tibete e é considerado por Pequim um separatista perigoso.
Ele trabalha há décadas para atrair apoio global à autonomia linguística e cultura de sua terra natal remota e montanhosa.
(Reportagem de Shivam Patel em Nova Delhi)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO