Diretrizes de leilão de capacidade de energia saem este mês, diz secretário do MME
Publicada em
RIO DE JANEIRO (Reuters) - As diretrizes para realização de um leilão para contratação de reserva de capacidade para o sistema elétrico brasileiro serão divulgadas este mês, disse nesta segunda-feira o secretário de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral.
'A gente vai bater a data do leilão com o ministro... Ainda tem as etapas de habilitação técnica e elaboração de edital. Obviamente tem esforços das instituições envolvidas de fazer no menor prazo possível, este ano ainda', disse Barral a jornalistas após participar de evento no Rio de Janeiro.
O leilão para contratação de capacidade para o setor elétrico brasileiro já passou por consulta pública, com o governo propondo habilitar na disputa apenas empreendimentos termelétricos e hidrelétricos.
O certame, previsto a princípio para o mês de agosto, atraiu interesse de grandes geradoras termelétricas, como Eneva e Petrobras, e também das hidrelétricas, como Engie, Copel, SPIC e Auren, que veem na licitação uma oportunidade de ampliar suas usinas existentes com a adição de novas máquinas.
Segundo Barral, ainda não há decisão sobre incluir projetos de baterias e sistemas de armazenamento para disputar o leilão. 'Vamos aguardar (se vai ter baterias ou não)', disse.
(Por Rodrigo Viga Gaier)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO