Doença de Lyme é considerada comum na América do Norte
Os cantores canadenses Avril Lavigne e Justin Bieber foram diagnosticados com a doença
Publicada em
Muito se tem falado da doença de Lyme, após o cantor Justin Bieber ter sido diagnosticado com a enfermidade. A curiosidade ficou ainda maior quando a cantora canadense Avril Lavigne se identificou com a situação de Bieber e assumiu ter a doença.
O problema que atingiu os artistas é bastante comum nos Estados Unidos e no Canadá. A doença de Lyme também conhecida como borreliose de Lyme é transmitida através da picada de carrapatos infectados com bactérias do gênero “Borrelia”.
Nos países norte-americanos, a doença é causada, principalmente, pelo microrganismo “Borrelia Burgdorferi”. No entanto, a bactéria só é transmitida aos seres humanos quando o carrapato fica agarrado ao corpo por mais de 36 horas. Geralmente, o aracnídeo permanece grudado na pele para sugar o sangue por mais de um dia.
Para evitar a doença, especialistas orientam evitar o contato com o animal, ou seja, não andar com a pele exposta em lugares como: gramas, matos e pastos. Além disso, é importante o uso de vestuários que cubram as pernas, braços e a aplicação de repelente de insetos.
O sintoma mais comum é a vermelhidão na pele, principalmente no local da picada. A mancha é denominada “eritema migratório” e cresce na forma de anéis convergentes, dando início no ponto do corpo que foi ferroado pelo carrapato. Esse sinal aparece uma semana após o começo da infecção e desaparece depois de 4 semanas.
Embora a eritema seja o principal sintoma, cerca de 25 a 50% das pessoas não apresentam a mancha. Outros indícios iniciais da enfermidade são: febre, dor de cabeça, irritabilidade e cansaço. Se não for diagnosticada precocemente, a Lyme pode causar paralisia da face, dor nas articulações, palpitações e rigidez no pescoço.
A doença tem cura e pode ser tratada com antibióticos, dentre eles amoxilina, cefuroxima e doxiciclina. Porém, mesmo com o tratamento, 20% dos pacientes podem desenvolver uma dor crônica nas articulações.
A doença de Lyme afeta cerca de 300 mil pessoas, por ano, nos Estados Unidos e 65 mil na Europa. No Brasil, a enfermidade também existe. Denominada de borreliose humana brasileira, Síndrome (de) Baggio-Yoshinari ou doença de Lyme símile brasileira, a zoonose é transmitida por carrapatos dos tipos Amblyomma e Rhipicephalus.
Os sintomas são semelhantes a Lyme. No entanto as complicações neurológicas são 20% mais graves, sendo necessário um tratamento mais especifico com a doxiciclina.
Lyme e Avril Lavigne
Avril Lavigne adquiriu a doença em 2015 e criou uma fundação que apoia e dá suporte às pessoas que sofrem com a enfermidade. Em um post no Instagram, a canadense desabafou:
"Justin Bieber compartilhou que ele teve a doença de Lyme. Existem muitas pessoas com essa doença debilitante. Pessoas que amo e que me preocupo e muitos amigos e fãs que tenho cruzado por aí. Para todos os afetados pela Lyme, eu gostaria de dizer que há esperança".
A cantora também afirmou que parte do valor arrecadado nos shows de sua turnê "Head Above Water" será revertido para apoiar os estudos sobre a doença: "Continuarei lutando e dando suporte."
SALA DE BATE PAPO