Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dólar à vista fecha em alta apesar do fim da desoneração dos combustíveis

Placeholder - loading - Notas de 100 dólares 02/08/2013 REUTERS/Kim Hong-Ji
Notas de 100 dólares 02/08/2013 REUTERS/Kim Hong-Ji

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar à vista oscilou perto da estabilidade na maior parte da sessão, para fechar em alta ante o real nesta segunda-feira, na contramão do exterior, onde o viés predominante era de baixa para a moeda norte-americana.

O fechamento em alta ocorreu mesmo após o Ministério da Fazenda informar no fim de tarde que o governo vai retomar a cobrança de impostos federais sobre combustíveis nesta semana após o final do prazo da desoneração para gasolina e etanol, que se encerra no fim de fevereiro. A decisão foi uma vitória para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O dólar à vista fechou o dia cotado a 5,2071 reais, em alta de 0,16%.

Na B3, às 17:45 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,23%, a 5,2030 reais.

Após a alta de 1,22% do dólar na sessão anterior, na sexta-feira, os participantes do mercado brasileiro iniciaram os negócios nesta segunda em compasso de espera. As atenções estavam voltadas para Brasília, onde Haddad e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, negociavam uma solução para os combustíveis.

Em meio aos receios de que a desoneração poderia continuar --o que pesaria nos cofres do governo--, o dólar pouco se afastou da estabilidade.

“O que a gente acha é que o mercado de câmbio está trabalhando com um pouco de proteção, por conta da indefinição por parte do governo nesta história dos combustíveis”, comentou durante a tarde o diretor da Correparti Corretora, Jefferson Rugik.

Assim, enquanto o dólar tinha um viés de baixa no exterior, a moeda norte-americana se mantinha perto da estabilidade no Brasil ou com leves ganhos.

Na reta final dos negócios, o Ministério da Fazenda informou que a cobrança de impostos sobre combustíveis será totalmente retomada. A pasta contava com o retorno da tributação, sem nova prorrogação da desoneração ou retorno gradual das cobranças, disseram à Reuters duas fontes que acompanhavam o tema.

Ainda assim, o dólar encerrou o dia no território positivo. No exterior, a tendência era outra.

Às 17:45 (de Brasília), o índice do dólar --que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas-- caía 0,49%, a 104,660.

Profissionais ouvidos pela Reuters lembraram ainda que nesta terça-feira ocorre a definição da taxa Ptax de fim de mês, que servirá de referência para a liquidação de contratos futuros no início de março. Em função disso, é normal haver certa disputa pela condução das cotações entre comprados (investidores que apostam na alta do dólar) e vendidos (que apostam na baixa).

A disputa maior tende a ser na manhã de terça-feira, mas algumas mesas citavam certo esforço dos comprados, já na sessão desta segunda-feira, para que as cotações seguissem em patamares elevados.

Pela manhã, o Banco Central vendeu todos os 16.000 contratos de swap ofertados na rolagem dos vencimentos de abril.

(Por Fabrício de Castro)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dolar a vista fecha em alta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.