Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Economia da zona do euro tem no 1º tri contração mais forte já registrada por coronavírus

Economia da zona do euro tem no 1º tri contração mais forte já registrada por coronavírus

Reuters

15/05/2020

Placeholder - loading - Notas de euro em casa de câmbio do Cairo, Egito 20/03/2019 REUTERS/Mohamed Abd El Ghany
Notas de euro em casa de câmbio do Cairo, Egito 20/03/2019 REUTERS/Mohamed Abd El Ghany

Atualizada em  15/05/2020

BRUXELAS (Reuters) - A economia da zona do euro teve no primeiro trimestre a contração mais intensa já registrada em relação aos três meses anteriores, como esperado pelos mercados, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira que mostraram o resultado das paralisações devido ao coronavírus.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que a estimativa preliminar para o Produto Interno Bruto dos 19 países que usam o euro foi de contração de 3,8% na comparação trimestral e de 3,2% ante o ano anterior, como esperado por economistas.

A Eurostat informou que essa foi a queda mais forte desde que os registros começaram em 1995. Na base anual, o declínio foi o mais acentuado desde o terceiro trimestre de 2009.

A França registrou a contração trimestral mais forte, de 5,8%, seguida dos recuos de 5,4% da Eslováquia e de 5,2% da Espanha. A produção da Itália encolheu 4,7% no trimestre, entrando oficialmente em recessão após recuo de 0,1% no último trimestre de 2019.

A Alemanha, maior economia da zona do euro, teve contração do PIB de 2,2% no período.

A agência explicou que as exportações da zona do euro caíram 6,2% em março como resultado da pandemia, mas as importações recuaram 10,1% sobre o ano anterior, levando o superávit comercial externo da zona do euro a 28,2 bilhões de euros de 22,7 bilhões um ano antes.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.