Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Eletrobras e Suzano se unem para produção de hidrogênio verde e combustíveis sintéticos

Placeholder - loading - Fábrica de celulose e papel 12/02/2010 REUTERS/Denis Sinyakov
Fábrica de celulose e papel 12/02/2010 REUTERS/Denis Sinyakov
Ver comentários

Publicada em  

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - A Eletrobras e a Suzano firmaram acordo para desenvolver conjuntamente soluções sustentáveis, como hidrogênio renovável e e-metanol, em pesquisas que vão definir a viabilidade de construção de uma unidade de produção de combustíveis sintéticos, disseram as empresas à Reuters nesta quinta-feira.

Pelo acordo, em discussão desde o ano passado, as companhias avaliarão a produção dos combustíveis 'verdes' a partir do aproveitamento do CO2 biogênico, fruto do processo produtivo de celulose da Suzano.

Gerado a partir da queima de biomassa e licor negro provenientes da produção de celulose, o CO2 biogênico pode ser capturado e misturado com o hidrogênio renovável, produzido com eletrólise da água, para produzir combustíveis sintéticos e limpos, em rota de produção que apresenta 'demanda potencial e escalabilidade', segundo as empresas.

Uma das principais soluções na mira é o e-metanol, considerado uma alternativa promissora para descarbonizar o setor de transportes e logística.

'A produção de e-metanol..., que é um dos candidatos mais prováveis para substituir combustíveis fósseis na indústria marítima, por exemplo, contribuiria expressivamente para a transição energética e descarbonização global', disse o diretor de Energia da Suzano, Paulo Squariz, em nota.

'Esse acordo estabelece a base para o desenvolvimento de uma cooperação estratégica, com ênfase na produção de combustíveis sustentáveis, e visa atender à crescente demanda por hidrogênio de baixo carbono e derivados no mercado nacional e internacional', acrescentou o vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras, Ítalo Freitas.

Maior companhia de energia da América Latina, a Eletrobras vem aumentando sua aposta na área de novas soluções 'verdes', buscando aproveitar seu enorme parque gerador hidrelétrico para oferecer energia elétrica renovável e competitiva para futuros projetos de hidrogênio verde e outros.

Nos últimos meses, a companhia elétrica assinou uma série de memorandos de entendimento visando ampliar seus estudos em hidrogênio verde, com empresas como a Prumo no Rio de Janeiro, Green Energy Park no Piauí, e a Paul Wurth.

Já a Suzano é a maior produtora mundial de celulose e referência na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, como lignina, celulose microfibrilada (MFC) e outros. A companhia também é uma grande geradora de energia renovável a partir da biomassa, tendo atualmente uma capacidade instalada de 1,3 gigawatt (GW), que deverá subir para 1,7 GW com a plena operação do Projeto Cerrado, nova fábrica de celulose em construção em Ribas do Rio Pardo (MS).

O Brasil vem avançando com a aprovação de um marco legal para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, o que deverá estimular a instalação no Brasil de uma indústria para a produção do combustível renovável em escala comercial. O Senado aprovou neste mês um projeto de lei sobre o tema, prevendo incentivos fiscais e financeiros da ordem de 18,3 bilhões de reais, mas o texto ainda retornará para nova apreciação da Câmara.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Loading Spinner

Carregando...

  1. Home
  2. noticias
  3. eletrobras e suzano se unem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.