Engenheiro de MG é 2º brasileiro a viajar ao espaço
Publicada em
Por Katanga Johnson
WASHINGTON (Reuters) - O engenheiro Victor Hespanha tornou-se neste sábado o segundo brasileiro a viajar ao espaço, a bordo do foguete New Shepard, da empresa de turismo espacial Blue Origin, de Jeff Bezos.
Este foi o quinto voo tripulado da empresa de foguetes de Bezos, também fundador da Amazon. O voo suborbital levou Hespanha e mais cinco pessoas.
Segundo a Agência Brasil, o brasileiro ganhou a viagem em um sorteio entre os compradores de um token não-fungível (NFT), pelo qual pagou cerca de 4 mil reais usando criptomoedas.
'Foi uma honra voar esta tripulação especial de exploradores e verdadeiros pioneiros', disse Phil Joyce, vice-presidente sênior do New Shepard.
O voo dura cerca de 10 minutos, do lançamento ao pouso, e atinge uma altitude de cerca de 106 quilômetros, proporcionado aos passageiros alguns momentos sem gravidade antes da volta à Terra, em um pouso com paraquedas.
Empresas como a SpaceX, de Elon Musk, e a Virgin Galactic, fundada por Richard Branson, vêm tornando o turismo espacial uma realidade.
Até agora, Axiom, SpaceX e Nasa classificaram essas missões como uma marca na expansão do comércio espacial financiado com dinheiro privado, o que membros da indústria chamam de 'economia da órbita baixa da Terra' ou 'economia LEO'.
O primeiro brasileiro a viajar ao espaço foi o astronauta e atual ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que foi à Estação Espacial Internacional em 2006.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO