Ericsson aposta em novo software para estimular crescimento da receita com 5G
Publicada em
Por Supantha Mukherjee
ESTOCOLMO (Reuters) - A sueca Ericsson anunciou nesta quarta-feira que fez uma parceria com a Deutsche Telekom para oferecer ferramentas de software para desenvolvedores e clientes empresariais que permitirão às operadoras de telecomunicações obter mais receita.
Conhecido como interface de programação de aplicativos (API, na sigla em inglês) de rede, o software usará a plataforma Vonage -- uma empresa que a Ericsson comprou por 6,2 bilhões de dólares em 2022 -- para ajudar os desenvolvedores a criar novos casos de uso com base em uma rede móvel.
As APIs de rede podem ser usadas por empresas, por exemplo, para aumentar a velocidade 5G quando necessário para localizar o telefone de um cliente em uma loja quando uma transação está ocorrendo para evitar fraudes.
'Vemos o negócio de API como um negócio autônomo em si, portanto, precisamos torná-lo lucrativo por si só e a forma como a divisão da receita funciona é atraente para nós e será atraente para a Deutsche Telekom', disse o chefe-executivo da Ericsson, Borje Ekholm, em uma entrevista.
A empresa de pesquisa em telecomunicações STL Partners prevê que a receita das APIs de redes móveis crescerá para mais de 20 bilhões de dólares até 2028.
Mais de 140 empresas estão trabalhando em um projeto de código aberto chamado Camara para definir, desenvolver e testar APIs de rede.
Depois de investir centenas de bilhões de dólares em infraestrutura 5G, as operadoras de telecomunicações têm tentado obter retornos, desde a venda de conexões mais rápidas para empresas até a automação de fábricas, com sucesso variável.
'Elas (as operadoras) querem obter mais receita, poderão vender recursos, seja velocidade, latência, autenticação de localização, e venderão muitas coisas diferentes provenientes da rede', disse Ekholm.
'Isso proporciona uma nova fonte de receita que eles não têm há muito tempo.'
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO