Especialistas alertam sobre os perigos do banho quente
Com simples mudanças de hábitos é possível manter pele e cabelos saudáveis durante todo o inverno.
Publicada em
Apesar da sensação agradável que um banho quentinho traz, ele pode ser bastante prejudicial tanto à pele quanto aos cabelos. Por isso, é preciso tomar cuidado, sobretudo, durante o inverno.
As altas temperaturas da água, junto ao uso de sabonetes, podem fazer com que a função de barreira protetora da pele seja prejudicada. Ela fica mais ressecada, danificando uma camada superficial de substâncias oleosas que são importantes para manter a pele hidratada. Isso contribui para a formação de áreas avermelhadas, que conhecemos como eczema.
Por isso, a recomendação de especialistas é que os banhos sejam mornos e de no máximo 10 minutos. Utilizar loções hidratantes também é essencial, pois elas restauram a camada protetora da pele.
Quanto aos cabelos, os óleos presentes na superfície dos fios também são prejudicados no contato prolongado com água em altas temperaturas. O couro cabeludo pode ressecar e, em resposta a essa irritação, a produção de sebo se intensifica, promovendo mais oleosidade e o aparecimento da caspa.
Para controlar a caspa, é essencial ajustar a temperatura do banho. Além disso, alternar o shampoo convencional com o específico para tratar a dermatite seborreica pode ajudar – consultar um dermatologista é fundamental.
Importante: o filtro solar é indispensável também no inverno!
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO