Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ex-prefeita da capital tem 18 pontos de vantagem em disputa presidencial no México, diz pesquisa

Placeholder - loading - Ex-prefeita da capital e candidata à presidência do México, Claudia Sheinbaum 10/09/2023 REUTERS/Henry Romero
Ex-prefeita da capital e candidata à presidência do México, Claudia Sheinbaum 10/09/2023 REUTERS/Henry Romero

Publicada em  

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A ex-prefeita da Cidade do México e candidata do partido do atual governo, Claudia Sheinbaum, mantém uma vantagem de 18 pontos percentuais sobre seu rival mais próximo na corrida para vencer a próxima eleição presidencial do México, em 2 de junho, mostrou uma pesquisa de opinião nesta terça-feira.

Uma pesquisa com 1.620 mexicanos, realizada entre 19 e 28 de outubro pelo jornal El Financiero, mostrou Sheinbaum, que representa o Movimento de Regeneração Nacional (MORENA), de esquerda, com 46% das intenções de voto, enquanto sua rival Xóchitl Gálvez tem 28%.

Sheinbaum tem o firme apoio do popular presidente Andrés Manuel López Obrador, que não pode buscar a reeleição. Segundo a lei mexicana, os presidentes só podem cumprir um mandato de seis anos.

Gálvez, uma senadora e empresária pouco convencional, lidera uma aliança de oposição tripartidária, que vai da centro-esquerda à centro-direita, incluindo dois partidos que já governaram o país.

Um terceiro candidato presidencial, o governador do estado de Nuevo León, Samuel Garcia, do partido de centro-esquerda Movimento dos Cidadãos (MC), obteve 8% de apoio. Os restantes 18% dos entrevistados não expressaram preferência.

Sheinbaum, que é cientista, se comprometeu a consolidar o legado de López Obrador, que construiu sua popularidade em torno do aumento dos investimentos sociais e trabalhou para dar ao Estado um maior controle sobre setores importantes da economia, especialmente o de Energia.

Gálvez apoia uma abordagem mais favorável às empresas e quer incentivar maior investimento do setor privado.

Caso qualquer uma delas seja eleita, fará história como a primeira mulher a liderar a segunda maior economia da América Latina.

El Financiero disse que sua pesquisa tinha uma margem de erro geral de mais ou menos 2,4 pontos percentuais.

(Reportagem de Dave Graham)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ex prefeita da capital tem 18 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.