Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Exportações do Grana Padano, da Itália, atingem recorde, mas tarifas dos EUA ameaçam vendas

Exportações do Grana Padano, da Itália, atingem recorde, mas tarifas dos EUA ameaçam vendas

Reuters

17/04/2025

Placeholder - loading - Queijos italianos importados em West Caldwell, Nova Jersey, EUA 04/10/2019 REUTERS/Shannon Stapleton
Queijos italianos importados em West Caldwell, Nova Jersey, EUA 04/10/2019 REUTERS/Shannon Stapleton

Por Alberto Chiumento

(Reuters) - As exportações do famoso queijo Grana Padano, da Itália, atingiram um recorde no ano passado, segundo a associação de produtores, que expressaram preocupação com o impacto das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Trump, que deve discutir as tarifas com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni nesta quinta-feira, anunciou na semana passada uma pausa de 90 dias nas taxas de 20% para a maioria dos produtos importados da Europa, mas deixou em vigor uma tarifa mínima padrão de 10%.

Em 2024, a Itália exportou 51,2% de sua produção total de 5,6 milhões de rodas de Grana Padano, um aumento de 9,2% em relação a 2023, informou a associação de produtores Consorzio Tutela Grana Padano em um comunicado na quarta-feira.

O Grana Padano é um queijo sazonal e duro, normalmente ralado para guarnecer pratos de massa. Cada roda de Grana Padano pesa de 24 a 40 kg, exigindo até 500 litros de leite de vaca.

Outra variedade certificada é o Parmigiano Reggiano, cuja produção total é menor, atingindo cerca de 4,1 milhões de rodas de queijo.

Os EUA foram o terceiro maior mercado de exportação do Grana Padano, atrás da Alemanha e da França, com um aumento de 10% nas vendas em relação ao ano anterior, informou a associação. As exportações geram cerca de 2,2 bilhões de euros por ano, observou a associação.

Renato Zaghini, presidente do órgão comercial, referiu-se às tarifas dos EUA como 'séria desvantagem', mas permaneceu confiante de que os produtores sejam capazes de resistir, a exemplo do que fizeram quando Trump introduziu outras tarifas em seu primeiro mandato presidencial.

(Reportagem de Alberto Chiumento)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.