Frente de oposição vai formalizar candidatura de Xóchitl Gálvez à Presidência do México no domingo
Publicada em
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A senadora mexicana Xóchitl Gálvez, de origem indígena, será formalizada no domingo como candidata de uma coalizão de oposição que tentará tirar do poder o Movimento de Regeneração Nacional (Morena) nas eleições presidenciais do próximo ano.
Gálvez, uma engenheira de computação que se diz orgulhosa de suas origens humildes, anunciou apenas no final de junho a sua decisão de concorrer à Presidência e tentar se tornar a primeira mulher a ocupar esse cargo na história do país latino-americano.
“O chamado hoje é para que saiamos com esperança, que a união seja notada e que cresça”, disse Alejandra Latapí, membro do comitê organizador da Frente Ampla para o México, depois de anunciar que a certificação de Gálvez será feita no domingo.
A política e empresária deverá enfrentar quem vencer o processo interno do Morena para definir a candidatura presidencial, nos primeiros dias de setembro.
Pesquisas de opinião para apurar as preferências eleitorais para as eleições presidenciais mostram que a favorita é a ex-prefeita da Cidade do México Claudia Sheinbaum, em relação ao rival mais próximo, o ex-chanceler Marcelo Ebrard, que questionou o processo interno do Morena para escolher o representante do partido nas eleições.
Após anunciar que disputaria à Presidência do México, Gálvez, que tem um senso de humor despreocupado e instintos políticos astutos, foi alvo de ataques verbais do presidente Andrés Manuel López Obrador, que a mencionou constantemente em suas conferências matinais e se referiu a ela como a candidata de uma elite corrupta.
Gálvez, que encorajou uma oposição enfraquecida a acreditar que pode competir contra o Morena, deixou sua adversária, a veterana política Beatriz Paredes, para trás no processo da frente, formada pelos maiores partidos de oposição, o PAN de centro-direita, o outrora poderoso PRI e o PRD, de esquerda.
(Reportagem de Lizbeth Díaz)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO