Furacão Debby atinge litoral da Flórida, ameaça Sudeste dos EUA com uma semana de chuvas
Publicada em
Por Rich McKay
(Reuters) - O furacão Debby atingiu a terra como uma tempestade de categoria 1 na região de Big Bend, na Flórida, na manhã desta segunda-feira, e começou a se arrastar lentamente em direção à costa do Atlântico, a caminho de desencadear uma semana de chuvas torrenciais e inundações catastróficas no sudeste dos Estados Unidos.
O furacão atingiu a costa por volta das 7h locais, perto de Steinhatchee, Flórida, cerca de 115 km a sudeste de Tallahassee, com ventos de até 130 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA.
O Debby já havia despejado até 30 centímetros de chuva em algumas partes do sudoeste do estado, disse o diretor-executivo da Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida, Kevin Guthrie.
O centro de furacões previu condições de risco à vida, incluindo ondas de tempestade de até 3 metros em algumas áreas e 'inundações catastróficas'. As áreas locais da Flórida até o sudeste da Carolina do Norte podem receber chuva forte até a manhã de sexta-feira.
Cerca de 250.000 clientes ficaram sem energia na Flórida, de acordo com o site Poweroutage.us.
Ao longo do litoral da Flórida, os danos causados pelas enchentes e ventos da noite para o dia estavam sendo revelados nesta segunda-feira. O escritório do xerife no condado de Hernando, ao norte de Tampa, relatou árvores e linhas de energia derrubadas. Um morador de São Petersburgo publicou um vídeo no X de um peixe nadando em sua entrada de garagem inundada.
Pelo menos uma pessoa morreu, segundo as autoridades, pois as equipes de resgate em Tampa recuperaram o corpo de um motorista de caminhão de 18 rodas que perdeu o controle do veículo na Rodovia Interestadual 75 e caiu no Canal de Tampa durante a noite, informou a estação de TV local WTSP.
O sudeste da Geórgia e a costa da Carolina do Sul estavam se preparando para graves inundações. A previsão era de que o Debby diminuísse ligeiramente de intensidade, mas marchasse lentamente pelo Estado da Flórida e pela costa do Atlântico entre segunda-feira e sábado.
'Esse será um evento que provavelmente permanecerá aqui pelos próximos cinco a sete dias, talvez até 10 dias, dependendo da quantidade de chuva que recebermos', disse Guthrie.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse que foi aprovado no domingo o envio de ajuda federal para o Estado lidar com desastres e que 17.000 trabalhadores estavam à disposição para restaurar a energia.
Centenas de voos foram cancelados nos aeroportos da Flórida nesta segunda-feira. O Aeroporto Internacional de Tallahassee disse no X que fechou à meia-noite e reabriria ao meio-dia de segunda-feira, se fosse seguro fazê-lo.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO