Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo lança programa para modernizar gestão de estatais

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda) participam de reunião no Palácio do Planalto 03/08/2024 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda) participam de reunião no Palácio do Planalto 03/08/2024 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O governo federal deve publicar na terça-feira três decretos que têm como objetivo melhorar a governança e gestão de empresas estatais, criando grupos de aconselhamento e supervisão sobre as participações societárias da União em companhias.

Um dos textos 'reformula e adequa a atuação' da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR) à Lei das Estatais, afirmou o governo federal em comunicado à imprensa. O órgão, no decreto, é formado por integrantes que incluem os ministros da Gestão, da Fazenda e da Casa Civil.

'A revisão propõe um enfoque estratégico para a atuação da CGPAR, enquanto as funções de organização serão centralizadas no Sistema de Coordenação das Estatais (Sisest)', que também está sendo instituído por decreto, afirmou o governo.

Pelo novo texto, o CGPAR terá como objetivo 'aprovar as diretrizes e as estratégias relativas à participação acionária da União nas empresas estatais federais, com vistas à defesa dos interesses da União como acionista'.

As decretos chegam meses depois de polêmicas envolvendo dividendos extraordinários da Petrobras e declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para elevar o poder de voto do governo na Eletrobras.

Nos decretos, o CGPAR terá poder para estabelecer 'diretrizes gerais' sobre as estatais em assuntos que incluem distribuição de dividendos, negociação de acordos coletivos de trabalho e 'temas transversais prioritários de interesse da União'.

A discussão sobre remuneração fixa e variável de executivos, uma queixa constante de estatais que afirmam ser difícil manter gestores ante ofertas do mercado privado, também está prevista como prerrogativa do estabelecimento das diretrizes gerais pelo CGPAR.

Além disso, o CGPAR poderá se manifestar sobre operações de venda e compra de participações da União em empresas e sobre propostas de aporte de capital em empresas, bem como criar diretrizes que regularão a atuação de representantes da União nos conselhos de administração e fiscal de estatais federais e de empresas em que a União é minoritária.

O Sisest será uma 'rede estruturada que reúne todos os 16 ministérios supervisores e todas as estatais' para uma 'ação coordenada e transversal', afirmou o governo. 'Com o Sisest, o governo terá uma visão integrada das operações das estatais, que permitirá identificar rapidamente oportunidades de melhoria', afirmou o Planalto, que afirma que o programa de modernização das estatais quer ajudar as empresas a encontrarem novos modelos de negócios.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

21 H
  1. Home
  2. noticias
  3. governo lanca programa para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.